quarta-feira, 30 de maio de 2012

Projeto contra Bullying será ampliado em Eusébio, Forlaleza

Fortaleza. A campanha contra o Bullying, que vem sendo desenvolvida desde 2011 na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Caruru, no Eusébio, poderá ter sua metodologia adotada por outras unidades de ensino naquele Município. Pelo menos, essa é a pretensão do vereador Tarcísio Cristiane, conhecido por Tarcísio da Cultura.

Ele disse que, ao ler matéria publicada no Diário do Nordeste, na edição do dia 23 passado, foi impulsionado para que a prática também se estenda não apenas pelas 35 escolas do Eusébio quanto também para suas creches. "É possível que alguém não entenda porque crianças em creches devam ser instruídas contra o Bullying. Na verdade, essa é uma ação que começa cedo e muito breve deve ser combatida", afirma o vereador.


A metodologia usada pelo professor André Limaverde envolve palestras, teatro de bonecos e até passeios ciclísticos, que tem por objetivo engajar a coletividade no ideal do respeito humano e na tolerâncias das diferenças

A iniciativa que entusiasmou Tarcício da Cultura faz parte do programa "Bullying: Na minha escola não", que foi concebido pelos professores André Limaverde e Josafá Menezes, respectivamente, de Educação Física e Informática. Eles consideraram o problema como um entrave na qualidade do aprendizado e, especialmente, na formação pessoal do estudante. Desse modo, pensaram em não apenas combater a prática, como também buscar formas preventivas.

Para Tarcísio da Cultura, a iniciativa dos professores chama a atenção pela ousadia e pelo discurso inovador. "Eles falam a linguagem dos jovens. Vão às ruas, fazem caminhada, dão visibilidade ao problema. Então, há um grande diferencial", ressalta .

Elogio
Com isso, ele garante que já na próxima segunda-feira encaminhará à Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, uma recomendação para que apreciem o programa adotado pela Escola do Cararu.

"Neste primeiro momento, queremos que os professores responsáveis sejam chamados a expor o projeto. Daí, então, poderemos fazer um fórum de discussão para que a luta contra o Bullying seja mais efetiva", afirmou Tarcísio da Cultura.

Também quem elogia o trabalho é a diretora do Departamento de Assistência aos Estudantes, mantida pela Secretaria de Educação, Maria do Carmo Bezerra. Ela diz que outras escolas municipais também adotam práticas efetivas contra o constrangimento de alunos.

No entanto, ressalta que a ação desenvolvida no Cararu obteve mais evidência, em vista da eficácia em sua divulgação. "Nós já nos empenhamos há muitos anos neste trabalho. E não vamos desmerecer um trabalho em função de outro. Contudo, o Cararu merece nota 10", disse. Para Maria do Carmo, o importante é que uma escola pode ensinar métodos que são positivos para outras unidades e isso somente engrandece o trabalho de alcançar o respeito humano recíproco.

Convivência
André diz que as primeiras experiências começaram em fevereiro do ano passado. O trabalho consiste de duas etapas. Na primeira, um turma de alunos é levada para uma sala de vídeo, onde se depara com cenas comuns de Bullying que ocorrem com alunos.

Depois, os temas são discutidos em sala de aula, quando também é uma oportunidade para se compartilhar vivências e discutir formas de melhor convivência na comunidade escolar.

"A educação dos jovens tem-se tornado muito difícil, dividindo a ausência de modelos educacionais e falta de limites por parte dos alunos", disse.

Andre ressalta que os pais delegam a responsabilidade de educar os filhos à escola e esta, por sua vez, necessita da família para que toda a comunidade possa trabalhar a real afetividade.

Mais informações:

Prefeitura de Eusébio

Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo
Telefone: (85) 3260-1492
www.eusebio.ce.gov.br 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário