segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto Connecting Classrooms: para uma escola inclusiva e solidária

O projeto Connecting Classrooms (CC) é um programa global, da responsabilidade do British Council, que permite criar parcerias entre grupos de escolas do Reino Unido e outros à volta do mundo. Chegou pela primeira vez às escolas europeias no ano letivo 2010/2011. Estas parcerias tra-zem uma dimensão internacional ao processo de aprendizagem dos alunos, permitem me- lhorar os conhecimentos e compreensão de outras culturas, uma preparação para a vida e trabalho e uma identidade de cidadania global. O objetivo do programa é tornar as escolas cada vez mais inclusivas e solidárias.

As parcerias desenvolvem-se ao longo de três anos. Portugal faz grupo com escolas de Inglaterra, Grécia e República Checa. No nosso país, são dois os núcleos de escolas, um no Norte (ENA Cluster) e outro no Sul (OI Cluster), com um total de 14 escolas. As escolas envolvidas no CC trabalham de forma colaborativa, utilizando para comunicação e partilha o Twinspace da plataforma eTwinning. Aos alunos é dada a oportunidade de interagir com outros alunos europeus, ultrapassando as fronteiras geográficas, no sentido de melhorarem a sua compreensão das respetivas sociedades, línguas e culturas.


Na Escola Secundária Carlos Amarante participam no CC 25 professores de diferentes áreas disciplinares e mais de três centenas de alunos. Durante o 1.º ano desenvolveram-se diversas atividades relacionadas com a “INCLUSÃO” e o “VOLUNTARIADO”. Para nos darmos a conhecer aos parceiros entre outras atividades realizamos uma ‘Montra de produtos regionais’, um logótipo humano e lançamos três balões de ar quente com mensagens dos alunos dirigidas às três escolas parceiras.


O 2.º ano centra-se na planificação e consecução de atividades colaborativas e
ntre as escolas parceiras e também entre as escolas portuguesas. Assim, já desenvolvemos duas iniciativas colaborativas. O Connecting Classrooms Day, no dia 30 de Janeiro, para celebrar o ‘Dia da Não Violência Escolar e da Paz’, com atividades diferencia-das em cada escola, para sensibilizar a comunidade contra o Bullying e para a promoção da paz na escola e na comunidade em geral. O ponto alto deste dia foi o Cordão Humano pela PAZ levado a cabo em todas as escolas à mesma hora.

O evento, Multiculturalismo - ‘O meu mundo é do tamanho do que conheço’, realizou-se no dia 16 de março, no Mosteiro de Tibães, onde se celebrou a multiculturalidade e contou com a colaboração de todas as escolas participantes no ENA Cluster.


Sendo o CC um projeto direcionado para as questões do multiculturalismo, da inclusão e da promoção de valores como a tolerância, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos, a região Norte vai promover uma campanha de solidariedade “Nós queremos ajudar”, no próximo dia 8 de junho, para a angariação de fundos para a APPACDM. Está em marcha a organização de um evento desportivo “Jogos de celebridades”, que consistirá num jogo de futsal entre uma equipa constituída por diferentes personalidades públicas e outra constituída por elementos do ENA Cluster.


O jogo será no pavilhão desportivo da Universidade do Minho - Gualtar, às 14h30, com um custo simbólico de 1€ de entrada, e está aberto a toda a comunidade educativa e à população em geral. Contamos com a presença de 1700 participantes, da comunidade educativa das sete escolas do ENA Cluster e de quem quei-ra participar nesta CAUSA. Pretendemos desassossegar as consciências e apelar à riqueza do valor da solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário