quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bullying em todos os cantos!

“O modo como uma escola é gerenciada e a atenção que os adultos dão ao bullying têm um grande impacto sobre os efeitos dessa violência. Sabe-se que há uma ligação muito forte entre a qualidade do clima e das relações pessoais na escola e a ocorrência de casos desse tipo”.

Olá, caros Leitores! O bullying é um tema que penso em aborda há bastante tempo, porém é preciso primeiramente o conhecimento sobre o mesmo e em seguida saber posicionar-se a respeito. Acredito que atualmente é um assunto demasiadamente presente nas escolas e em tantas outras instâncias da vida dos sujeitos, todavia é relevante que cuidemos com os conceitos estabelecidos e os diagnósticos feitos na escola, mas precisamente nas salas de aula com nossos alunos.

Enquanto professores é nosso dever discernir o que caracteriza o bullying ou não; e saber qual seu conceito? Portanto, o Bullying Escolar, como definido por Anna Carolina Lemos "é um conjunto de atitudes agressivas intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por 1 ou mais alunos contra outros, causando dor, angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam (....)" e para que este ocorra o fenômeno envolve o agressor, a vítima e os espectadores. Com a citação acima, já pode ser visualizado como isto é vivenciado em nossas realidades escolares e como reagimos diante delas.

Durante uma entrevista para a Revista Nova Escola, Eric Debarbieux coloca-nos alguns posicionamentos a respeito do Bullying e como ele tem visto isto. Dentre algumas perguntas, destacamos três delas: É possível determinar as causas desse problema? O professor, de modo geral, é um profissional preparado para lidar com a violência na escola? A solução está na gestão da escola?

Como resposta é colocado por Debarbieux que este fenômeno acontece em nossas escolas por fatores múltiplos e determinados pela soma de certo número de fatores de risco presentes no cotidiano dos envolvidos. “Um deles é o pessoal, ligado ao temperamento de cada um, mas também influenciado pelas relações familiares e pelo meio social. Outro elemento importante é o ambiente da escola. Por exemplo, a estabilidade da equipe docente e a clareza das regras escolares são aspectos determinantes para que se alcance a proteção almejada”.

Ou seja, é importante que a equipe pedagógica viva seus enquadramentos e mantenha sua equipe docente em sintonia com a coordenação. É necessário que os professores recebam formação adequada a respeito do assunto para que saibam agir no momento certo. Como coloca o autor: “Fico impressionado com o fato de que os professores passem a vida trabalhando como líderes, tendo que manter o controle da classe, sem receber nenhuma formação específica para isso. É inacreditável, inclusive, porque as violências escolares surgem quase sempre dentro dos grupos de estudantes”.

E sei terceiro ponto sobre o Bullying é apostar na gestão escolar como solução para uma parte do problema causado pelo fenômeno. Deixo em destaque a fala abaixo, por acreditar que a abrangência do Bullying, muitas vezes, poder ser controlada ou amenizada pelas partes administrativas de uma escola, as quais possuem a formação adequada para tratar o assunto e conduzir as situações sem sobrepor os fatos:

“O modo como uma escola é gerenciada e a atenção que os adultos dão ao bullying têm um grande impacto sobre os efeitos dessa violência. Sabe-se que há uma ligação muito forte entre a qualidade do clima e das relações pessoais na escola e a ocorrência de casos desse tipo”.

Meus colegas professores e profissionais da área como é importante que estejamos atualizados quanto ao Bullying, para que possamos ser coerentes ao tomar uma atitude dentro de sala de aula e agir com nossos alunos em outras instâncias da escola, sem precipitar ou enaltecer uma situação.

Na minha época de colégio, com certeza, o Bullying existia, mas era tratado com cuidado e sutileza. Da mesma forma como foi resolvido lá atrás, pode-se resgatar agora e contornar as situações atuais. Pensemos sempre no melhor para nossos alunos, futuro de País.


* A Autora é Tradutora e Intérprete da Língua Inglesa, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial, Gestão Escolar e Mestranda em Educação pela PUCPR. Email: anaregina_braga@hotmail.com ou Blog: educarevita.blogspot.com

Fonte: A Crítica UOL

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