“O modo como uma escola é gerenciada e a atenção que os adultos dão ao bullying têm um grande impacto sobre os efeitos dessa violência. Sabe-se que há uma ligação muito forte entre a qualidade do clima e das relações pessoais na escola e a ocorrência de casos desse tipo”.
Olá,
caros Leitores! O bullying é um tema que penso em aborda há bastante
tempo, porém é preciso primeiramente o conhecimento sobre o mesmo e em
seguida saber posicionar-se a respeito. Acredito que atualmente é um
assunto demasiadamente presente nas escolas e em tantas outras
instâncias da vida dos sujeitos, todavia é relevante que cuidemos com os
conceitos estabelecidos e os diagnósticos feitos na escola, mas
precisamente nas salas de aula com nossos alunos.
Enquanto
professores é nosso dever discernir o que caracteriza o bullying ou
não; e saber qual seu conceito? Portanto, o Bullying Escolar, como
definido por Anna Carolina Lemos "é um conjunto de atitudes agressivas
intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado
por 1 ou mais alunos contra outros, causando dor, angústia e sofrimento.
Insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam (....)" e
para que este ocorra o fenômeno envolve o agressor, a vítima e os
espectadores. Com a citação acima, já pode ser visualizado como isto é
vivenciado em nossas realidades escolares e como reagimos diante delas.
Durante
uma entrevista para a Revista Nova Escola, Eric Debarbieux coloca-nos
alguns posicionamentos a respeito do Bullying e como ele tem visto isto.
Dentre algumas perguntas, destacamos três delas: É possível determinar
as causas desse problema? O professor, de modo geral, é um profissional
preparado para lidar com a violência na escola? A solução está na gestão
da escola?
Como
resposta é colocado por Debarbieux que este fenômeno acontece em nossas
escolas por fatores múltiplos e determinados pela soma de certo número
de fatores de risco presentes no cotidiano dos envolvidos. “Um deles é o
pessoal, ligado ao temperamento de cada um, mas também influenciado
pelas relações familiares e pelo meio social. Outro elemento importante é
o ambiente da escola. Por exemplo, a estabilidade da equipe docente e a
clareza das regras escolares são aspectos determinantes para que se
alcance a proteção almejada”.
Ou
seja, é importante que a equipe pedagógica viva seus enquadramentos e
mantenha sua equipe docente em sintonia com a coordenação. É necessário
que os professores recebam formação adequada a respeito do assunto para
que saibam agir no momento certo. Como coloca o autor: “Fico
impressionado com o fato de que os professores passem a vida trabalhando
como líderes, tendo que manter o controle da classe, sem receber
nenhuma formação específica para isso. É inacreditável, inclusive,
porque as violências escolares surgem quase sempre dentro dos grupos de
estudantes”.
E
sei terceiro ponto sobre o Bullying é apostar na gestão escolar como
solução para uma parte do problema causado pelo fenômeno. Deixo em
destaque a fala abaixo, por acreditar que a abrangência do Bullying,
muitas vezes, poder ser controlada ou amenizada pelas partes
administrativas de uma escola, as quais possuem a formação adequada para
tratar o assunto e conduzir as situações sem sobrepor os fatos:
“O modo como uma escola é gerenciada e a atenção que os adultos dão ao bullying têm um grande impacto sobre os efeitos dessa violência. Sabe-se que há uma ligação muito forte entre a qualidade do clima e das relações pessoais na escola e a ocorrência de casos desse tipo”.
Meus colegas professores e profissionais da área como é importante que estejamos atualizados quanto ao Bullying, para que possamos ser coerentes ao tomar uma atitude dentro de sala de aula e agir com nossos alunos em outras instâncias da escola, sem precipitar ou enaltecer uma situação.
“O modo como uma escola é gerenciada e a atenção que os adultos dão ao bullying têm um grande impacto sobre os efeitos dessa violência. Sabe-se que há uma ligação muito forte entre a qualidade do clima e das relações pessoais na escola e a ocorrência de casos desse tipo”.
Meus colegas professores e profissionais da área como é importante que estejamos atualizados quanto ao Bullying, para que possamos ser coerentes ao tomar uma atitude dentro de sala de aula e agir com nossos alunos em outras instâncias da escola, sem precipitar ou enaltecer uma situação.
Na
minha época de colégio, com certeza, o Bullying existia, mas era
tratado com cuidado e sutileza. Da mesma forma como foi resolvido lá
atrás, pode-se resgatar agora e contornar as situações atuais. Pensemos
sempre no melhor para nossos alunos, futuro de País.
* A Autora é Tradutora e Intérprete da Língua Inglesa, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial, Gestão Escolar e Mestranda em Educação pela PUCPR. Email: anaregina_braga@hotmail.com ou Blog: educarevita.blogspot.com
Fonte: A Crítica UOL
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