sexta-feira, 11 de maio de 2012

Procon-PE promove palestra sobre bullying


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


bullying. Imagem: Vitor Pimentel/fotomontagem/DN/D.A Press
Imagem: Vitor Pimentel/fotomontagem/DN/D.A Press

Os crescentes casos de bullying nas escolas chamaram a atenção do Procon Pernambuco. O órgão, em parceria com a Associação de Pais de Alunos de Pernambuco (Aspape), vai promover no próximo dia 23 uma palestra sobre o tema. A explanação terá duas horas de duração e será realizada das 9h às 11h, no auditório do Procon-PE, localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, 2° andar, São José. A participação é gratuita.

De acordo com o Procon, o tema será abordado com ênfase sobre a responsabilidade legal do estabelecimento de ensino perante o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ideia é tratar os conceitos e características do desvio de comportamento, fatores determinantes e os meios de prevenção do problema. O bullying é uma situação de comportamento caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

O termo tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. O artigo 6°, incisos I e VI do CDC, inclusive, trata dos Direitos Básicos do Consumidor, quando dedstaca que todo fornecedor de produtos e serviços deve garantir “a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; e a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos”.

O público-alvo dessa palestra será pais de alunos, professores e gestores de escolas particulares e estabelecimentos de ensino, como cursinhos e faculdades, associações de pais de alunos e qualquer pessoa interessada no tema. São disponibilizadas 50 vagas. Porém, qualquer entidade interessada pode entrar e contato e solicitar uma palestra sobre o assunto. Basta ligar para o telefone (81) 3181-7006. Após a palestra, serão conferidos certificados aos participantes.

Serviço
Palestra sobre Bullying
Quando: 23/05
Horário: das 9h às 11h
Onde: auditório do Procon-PE, Rua Floriano Peixoto, 141, 2° andar, São José.
Vagas: 50
Investimento: gratuito
Inscrições: (81) 3181-7006

Com informações do Procon-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário