sábado, 26 de maio de 2012

Violência Escolar, ou Bullying por Yago A. Chahad

A violência escolar, também conhecida como bullying, sempre foi comum em todos os lugares do mundo, mas nos últimos tempos vem tendo maior relevância, se tornando até uma "praga" anúnciada por todos os colégios. Cada um tem seu ponto de vista sobre tal coisa, mas é uma violência igual as outras, apenas muda o ambiente que a mesma é inserida, tornando ela algo que pode mudar por completo um ser humano, pois age na base da pessoa, a escola, no local onde deveria ser o mais seguro para as crianças, acaba se tornando um verdadeiro "ringue" de luta em muitos lugares...

  • “ A violência é o maior câncer da sociedade, seu crescimento transformasse em neoplasia de tristezas e queixumes, não se iluda, somente a paz e o amor podem dizimá-la.” ( Antonio Paiva Rodrigues).
O que causa a violência escolar, bullying?

Em grande parte das vezes o bullying ocorre quando um se sente superior ao outro, pode também ser causado pelo transtorno de caráter, sentimento de impunidade e outras coisas do tipo.

Quem são os principais alvos desse tipo de violência?

Normalmente isso ocorre com as pessoas mais tímidas que tem pouco envolvimento social, em pessoas de grupos diferentes e em até pessoas com problemas, como doenças, até pessoas que não se submetem facilmente.

Quais as consequências do bullying?

As principais são...
  1. baixa auto-estima,
  2. medo,
  3. angústia,
  4. pesadelos,
  5. falta de vontade de ir à escola e rejeição da mesma,
  6. ansiedade, dificuldades de relacionamento interpessoal,
  7. dificuldade de concentração, diminuição do rendimento escolar,
  8. dores de cabeça, dores de estômago e dores não-especificadas,
  9. mudanças de humor súbitas,
  10. vómitos,
  11. urinar na cama,
  12. falta de apetite ou apetite voraz,
  13. choro,
  14. insónias,
  15. medo do escuro,
  16. ataques de pânico sem motivo,
  17. sensação de aperto no coração,
  18. aumento do pedido de dinheiro aos pais e familiares,
  19. furto de objectos em casa, surgimento de material escolar e pessoal danificado,
  20. desaparecimento de material escolar,
  21. abuso de álcool e/ou estupefacientes,
  22. auto-mutilação,
  23. stress,
  24. suicídio. 
 
 Como se pode ver, o bullying leva as pessoas que são por natureza boas, muitas veses para o caminha ruin, podendo cometer até o suicídio, algo que é normal quando ocorrem esses tipos de violência, mas não apenas na escola, mas em qualquer lugar, dependendo da gravidade.

Sugestões : 

Não existe muito o que falar sobre isso, é algo péssimo que vem ocorrendo a milhares e milhares de anos e cada vez piora. As escolas, os governos, os país devem dar mais enfase para isso com seus alunos e filhos, com as crianças, pois o futuro está nas mãos de quem hoje é criança, se isso continuar ocorrendo, imagine como será o mundo daqui a alguns anos, será terrível. Se todos priorizarem isso, com certeza o bullying, violência escolar, irá baixar e muito. 

Yago A. Chahad 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário