sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cine Sesi de Maceió: documentário debate bullying na escola


Divulgação
Equipe de produção do documentário

Apresentar e debater a temática do preconceito na escola, buscando conscientizar alunos e professores acerca do mal causado pelos atos de violência física ou psicológica que se passam no ambiente escolar, conhecidos mundialmente como bullying. Esta é em linhas gerais a temática do documentário Escola sem PREconceitos, que será exibido em sessão gratuita no Cine Sesi, na Pajuçara, às 19h30 da segunda-feira, dia 28.

Documentário com sequências de ficção e animação e o tempo de duração de uma hora e quatro minutos, o vídeo integra o Projeto Aprender em PAZ sendo produzido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (Nipam) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A direção é do professor doutor Pedro Nunes, do curso de Comunicação Social da UFPB. A equipe de produção é formada por técnicos especializados, estagiários do curso Rádio e Televisão e docentes da UFPB que trabalharam no processo de planejamento, realização e finalização do vídeo educativo .

“A proposta audiovisual tem como locações a Paraíba, mas a temática, a discussão e os exemplos são universais e se adaptam à realidade de preconceito que ainda existe nas escolas em todo o Brasil. A intolerância persiste nas salas de aula e o vídeo tem como meta estimular o debate entre professores, pais e alunos, principalmente os servidores e educadores do ensino médio. Sabemos que em Alagoas há inúmeros casos de bullying nas escolas e por isso queremos apresentar o filme aos estudantes e aos educadores alagoanos” afirma Pedro Nunes.

O cenário do documentário é a Escola Lyceu Paraibano, instituição pública de educação fundada em 1837 na então capital do Estado da Paraíba. Alunos e educadores do Lyceu dão seus depoimentos, que são entrecortados por análises de especialistas que aprofundam o tema da violência na escola na perspectiva dos Direitos Humanos e respeito às diferenças. O vídeo mostra casos de homofobia entre alunos e professores, preconceitos por questões de gênero ou até mesmo por deficiência física ou negritude. Alguns casos extremos de violência na escola a exemplo de assassinato de professor e morte de aluno por causa de corte de cabelo são analisados didaticamente sem os artifícios do sensacionalismo.

O vídeo “Escola sem PREconceitos” como parte do Projeto Aprender em PAZ tem o apoio e financiamento do Ministério da Educação (MEC), por meio do Projeto Educação para Promoção do Reconhecimento da Diversidade Sexual e Enfrentamento ao Sexismo e a Homofobia, vinculado a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi/MEC.

Com o fomento do MEC, o vídeo documentário será distribuído em toda a rede pública de educação da Paraíba. “Através do NIPAM-UFPB, submeteremos o referido trabalho audiovisual ao MEC e a Secadi que selecionarão produtos audiovisuais para distribuição nas escolas de todo o país, e nosso vídeo é um dos candidatos a material didático oficial do Ministério. Pela qualidade rebuscada de nosso vídeo em termos de experimentação de forma e conteúdo, esperamos atender integralmente os critérios técnicos de seleção”, afirma Pedro Nunes. O Projeto Aprender em PAZ é coordenado pela Prof. Drª Glória Rabay, também da UFPB, e engloba diversas ações de combate ao preconceito nas salas de aula como capacitação de docentes com recursos audiovisuais.

A exibição gratuita em Maceió do filme “Escola sem PREconceitos” é uma promoção da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio do projeto “Cinema, Homem, Imaginário: Ufal no Cine Sesi” e marca as comemorações de 20 anos do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação (NEPEC) do curso de Comunicação Social da Ufal. O Cine Sesi e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufal apóiam a iniciativa.
 
SERVIÇO
Documentário Escola sem PREconceitos
Entrada Gratuita
Segunda-Feira, 28 de maio de 2012, 19:30 horas
Cine Sesi – Pajuçara, Maceió
Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara
Realização Ufal, UFPB, Cine Sesi

por Assessoria

Fonte: Aqui Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário