sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ação pública causa queda para bullying

Professora fala sobre a dificuldade das escolas em identificar o problema entre as brincadeiras  

Aline Pagnan
aline.pagnan@bomdiajundiai.com.,br


Uma queda significativa de casos de bullying (agressões psicológicas ou físicas entre estudantes) foi registrada nos últimos seis anos em Salto. E  a ação decisiva foi a criação de políticas públicas sobre o assunto.

“Às vezes falta limite no contexto familiar, há carência de modelo, e mais do que isso, não podemos tratar somente a vítima. O agressor, para ter esse tipo de atitude, passou por alguma experiência e também precisa de atenção”, afirma a professora e pedagoga Taisa Gasparini Rizo.

Principal convidada de um encontro de políticos na Cúria Diocesana ontem, ele mostrou que o primeiro desafio é diferenciar o que é perseguição, brincadeira ou indisciplina. E mostrou cartilhas usadas com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

“Criamos esse trabalho em 2005 e sentimos no comportamento das crianças a diferença e o preparo de cada uma delas com relação ao assunto”, explica citando a ausência de casos graves nos últimos anos. 


Exemplo / Para o prefeito Miguel Haddad (PSDB), o tema é importante. “Merece a nossa atenção“, afirma. Ele foi um dos representantes das 11 cidades envolvidas pela Diocese de Jundiaí convidadas para o encontro político, o terceiro de uma série onde os participantes apontam os temas futuros.

“Os casos impressionam e chocam a comunidade. Além disso, é a partir de sofrimentos que começam com o bullying que a vítima pode sofrer algum problema no futuro”, destaca o bispo Dom Vicente Costa.
 

A palestrante destacou que o combate a esse problema começa com a capacitação dos educadores, já que eles são os primeiros a ter contato com as vítimas e agressores.

“É importante preparar os professores para essa identificação dos casos e criar políticas públicas visando  essa formação”, defende


Lideranças políticas definem nova dataJá está agendado para o dia 22 de novembro, depois das eleições municipais,  o novo encontro entre as lideranças políticas na Cúria de Jundiaí.

Lei da Ficha Limpa ganha debate
Nos dias 15 e 22 de junho, a Pastoral Fé e Política promove palestras com os pré-candidatos a vereador para a próxima legislatura. No primeiro encontro será debatida a lei do Ficha Limpa. Já na segunda reunião será abordada a  lei federal  9.840, sobre o combate à corrupção eleitoral.


Fonte: Rede Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário