sexta-feira, 19 de março de 2010

Projeto espetáculo BULLYING


_ PROJETO _

APRESENTAÇÃO

O BULLYING, que tempos atrás fora tratado como situação natural de convivência interpessoal, por se tratar de uma ação impregnada culturalmente na sociedade em âmbito mundial, hoje é entendido como um problema comportamental e potencial na geração de danos psicológicos. E o mais importante é saber que os danos psicológicos obtidos na infância podem influir de maneira direta e decisiva na formação de um cidadão.

Por isso, contribuir diretamente na raiz do problema, onde o cidadão se forma, no seu crescimento e formação, é tema de extrema importância cultural e, paralelamente, educacional. A Cia Atores de Mar’, através do projeto EU DIGO NÃO AO BULLYING, traz uma importante contribuição no sentido de cada vez mais retirar esse traço cultural sedimentado na sociedade, em um momento importante das nossas vidas, a formação escolar. Além disso, levar o teatro para dentro da escola mostra um tipo de manifestação artística que pode influenciar o aluno a se interessar por uma cultura de fato relevante ao longo de toda sua vida.

O intuito é colaborar na identificação, conscientização, prevenção e consequente redução do fato na sociedade. Esse processo evolutivo será retratado de maneira cotidiana, os personagens/alunos mostrarão situações vivenciadas do dia a dia no processo escolar, num processo reflexivo conjunto, mostrando o problema e dando solução, o que trabalhará também o caráter do aluno/espectador.


JUSTIFICATIVA

O tema, que é de interesse público em caráter mundial e ainda contemporâneo (apesar de antigo, e por tanto recorrente), somado a uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade que é o teatro, expõe a importância de o projeto EU DIGO NÃO AO BULLYING ser levado às escolas dessa maneira, lúdica e interativa.

Responsabilidade social e, principalmente, educacional são metas importantes naqueles que tratam a cultura como aliada à educação, retratando atitudes e valores humanitários. Na busca de encontrar caminhos para que o aluno possa ter base em criar soluções positivas, o teatro é estimulante, tendo como importância esta transformação, assim como também é um grande aliado nas situações do dia a dia em que a representatividade da abordagem está presente.


OBJETIVO GERAL

Promover a identificação e a conscientização de situações, o debate e a busca de soluções de comportamento no ambiente escolar, em uma causa bem nobre.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Trabalhar a autoestima; conscientizar sobre a gravidade do BULLYING; aprender a conviver com as diferenças e respeitá-las; aprimorar sua conduta, colocando-se no lugar do outro na situação de conflito; reconhecer valores individuais em terceiros, fortalecendo assim laços de amizades; valorizar cada segundo da vida, como se fosse o último.


PÚBLICO-ALVO

Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Como também os professores e coordenadores da instituição. Havendo possibilidade, os pais também.


METODOLOGIA

Ao invés de utilizar o palco como instrumento de atuação, optamos por uma forma mais intimista, fazendo com que plateia e elenco sejam partes fundamentais do espetáculo. Através disso, os alunos conseguem se visualizar nas cenas, percebendo nos personagens interpretados situações vividas por eles próprios dentro de sala de aula.


AÇÕES

Promova um trabalho de conscientização, anterior ao espetáculo BULLYING, com aprofundamento em pesquisas, debates em sala de aula e passando filmes sobre o tema. Crie a SEMANA “EU DIGO NÃO AO BULLYING com cartazes e faixas espalhados pela instituição feitos pelos alunos. 

O espetáculo BULLYING retrata o dia a dia do aluno em sala de aula, mostrando o problema e dando uma das possíveis soluções, de forma lúdica, com diversos personagens sendo interpretados pelos atores PATRICK MORAES, JUNIOR BEÉFIERRI, LIVIA CAMPOS e GABRIELLA BUSICH. Dividido em 4 cenas, intercaladas por dança e música ("LIMITES", "DE VIOLÊNCIA JÁ ESTAMOS CHEIOS", "PENSE UMA, DUAS OU MAIS VEZES", "PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO" e "O BULLYING É DO MAL"). Na primeira, há uma explicação sobre o tema, citando o que é bullying, quais suas causas e consequências, os tipos de bullying que existem e como podemos combatê-lo. Nas outras três cenas, apresentamos o problema (bullying) e damos uma das possíveis soluções, sendo que duas delas são dadas pelos próprios personagens/alunos, fazendo com que se entenda que eles mesmos, plateia/alunos, possam resolver algumas questões sem a interferência dos profissionais da educação. Com isso, trabalhamos também a formação de caráter e ética do aluno. Ao final, quando o espetáculo é realizado na instituição, há um debate com o roteirista e diretor MAR'JUNIOR, autor dos livros "BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo." (Amazon) (autobiográfico) e “PEPITA – passei a minha infância e adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying.” (Amazon) (ficção, juvenil)
  

_ SERVIÇO _

BULLYING
classificação etária livre
duração 55 minutos
textos Mar’Junior
elenco Patrick Moraes, Junior Beéfierri, Livia Campos e Gabriella Busich
direção Patrick Moraes e Mar’Junior
preparação de atores Mar’Junior
coreografia Priscilla Moraes
produção musical Samuel de Souza
músicas Mar’Junior, Patrick Moraes, Junior Beéfierri e Samuel de Souza
produção Cia Atores de Mar’  


MAR’JUNIOR PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
CIA ATORES DE MAR’
CNPJ nº 13.228.881/0001-44 
IM nº 0504029-9
(DDD) 21 (SEDE) 24246254
(NEXTEL) 964584532 (WhatsApp)
email: ciaatoresdemar@gmail.com
insta: @ciaatoresdemar

twitter: @ciaatoresdemar

5 comentários:

  1. Boa tarde, vocês disponibilizam a peça em vídeo para ser passada nas escolas?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. TMC tem trechos da peça no youtube.
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Sou coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Leopoldina da Silveira, em Bangu, RJ, e gostaria de saber como proceder para que vcs viessem aqui e debatêssemos o bullyng com os alunos.

    ResponderExcluir
  4. Eu ja sofri buling fui chamada de baixinha,balofa e cumilona

    ResponderExcluir