domingo, 19 de maio de 2013

Programa Escola Aberta realiza mobilização contra violência


A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Programa Escola Aberta,  irá desenvolver neste sábado, 18, ação de mobilização pela passagem do Dia da Luta Contra Violência Sexual. A ação vai ocorrer nas escolas que já retomaram o programa. Os técnicos vão distribuir cartilhas sobre como enfrentar o problema da violência.

Segundo a coordenadora temática do Programa Escola Aberta, Beatriz Cardoso Lisboa, o objetivo é informar e alertar a comunidade para o enfretamento da violência de forma geral. Vamos distribuir uma cartilha para informar as pessoas de que forma proceder se forem vítimas de qualquer tipo de violência. A violência é um problema grave que atinge nossos jovens e que afeta o aprendizado, além do convívio social, disse a coordenadora.

O Programa Escola Aberta é uma iniciativa do MEC, em parceria com as Secretaria de Estado da Educação. O programa incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social. Em parceria, a comunidade escolar e a do entorno ampliam sua integração planejando e executando atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas.

A proposta do Programa visa fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento. A troca de saberes pode redimensionar os conteúdos pedagógicos, tornando a escola mais inclusiva e competente na sua ação educativa, favorecendo novas práticas de aprendizagem e proporcionando oportunidades de promoção e exercício da cidadania.

Assessoria de Comunicação da SEED – ASCOM

Fonte: Plenário a Notícia Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário