domingo, 12 de maio de 2013

Violência escolar e práticas restaurativas é tema de formação na 36ª CRE



Coordenadores e orientadores pedagógicos dos 12 municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Ijuí, participaram de formação. O encontro contou com a participação de duas Educadoras da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ester Hauser e Maria Alice Canzi Ames. A reunião, que aconteceu no auditório da 36ª CRE, abordou o tema Violência Escolar e as Práticas Restaurativas.


A formação faz parte do projeto Cidadania para todos, do grupo de pesquisas do curso de Direito, da Unijuí. Dentro da programação estão agendados três encontros durante o ano. Segundo a titular da 36ª CRE, Rosmari Gobo, “ainda no primeiro semestre de 2013, oficinas referentes à prevenção da violência no ambiente escolar serão ministradas aos educadores”.

Conforme a professora Ester, a formação dividiu-se em três momentos. No primeiro compreenderam-se os princípios fundantes da justiça restaurativa. De acordo com Ester, “foi explanada a justiça como uma ferramenta a mais na construção de uma escola e de uma sociedade mais pacífica”. Em um segundo momento, a socialização das situações conflituosas vivenciadas e formas de resolução, tendo como referencia os paradigmas tradicionais e restaurativos foram apresentados.

As práticas dos círculos restaurativos, juntamente com o aprofundamento da comunicação não violenta, referenciando a observação e o julgamento, finalizaram as atividades do encontro. De acordo com a professora Maria Alice, o objetivo da formação era levantar uma reflexão a cerca da violência escolar e das práticas restaurativas, ligadas à educação pública estadual.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário