domingo, 26 de maio de 2013

Semed firma parcerias para combater a violência que afasta a criança da escola


Texto de Adriana Cirqueira

Crimes, drogas, abuso, exploração, bullying: estas são algumas das manifestações de violência que fazem parte da realidade de crianças e jovens atendidos pela rede municipal de ensino. Por essa razão a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem buscado agir preventivamente.

Com o objetivo de minimizar da violência nas escolas da rede o Departamento de Programas Especiais (DPE) desenvolve várias ações relacionadas à temática. Executadas através de programas, projetos e convênios com parceiros, estas atividades tem caráteres educativo, esportivo, cultural, recreativo e de qualificação, entre outros.

De acordo com Virginia Ferreira, diretora do DPE da Semed, estas atividades e parcerias colaboram de maneira efetiva para o combate à violência nas escolas da rede. “As ações desenvolvidas através destes projetos e programas vem fortalecendo o vínculo da escola com a comunidade e as instituições envolvidas”, esclarece a diretora.


Programas Especiais

Os quatro principais programas desenvolvidos pela Semed são o Programa Escola Aberta, Programa Cidadania e Justiça na Escola, o Projeto Sesc Comunidade e o MPT na Escola.

O Programa Escola Aberta é um programa federal que incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno. Atualmente a rede tem 17 escolas inscritas no programa.

Executado em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) em oito escolas da rede, o Programa Cidadania e Justiça na Escola busca levar noções de cidadania e justiça a professores, técnicos da escola, alunos, pais e responsáveis e, desta forma, aproximar o poder judiciário do cotidiano do cidadão. Com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) o programa também promove atividades culturais e esportivas nas escolas.

Participam do Projeto Sesc Comunidade, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), 17 escolas municipais. O Projeto tem o objetivo de viabilizar ações educativas com foco na promoção da saúde e do esporte, auxiliando na manutenção do aluno na escola em horário diverso ao turno de estudo.

O Projeto MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho de Alagoas, visa combater a violência e a exploração infantil. Com foco nas explorações sexual e do trabalho Infantil, o projeto está sendo implementado em duas escolas da rede: as escolas Lenilton Alves e Floriano Peixoto. Com o trabalho realizado nestas escolas, o MPT busca trabalhar na consciência coletiva para garantir a proteção integral e direitos da criança e do adolescente.

Outras iniciativas  

Além dos Programas Especiais, a Semed conta ainda com Centro de Atenção Integrada a Criança e ao Adolescente (Caica), um núcleo de apoio integral às questões da criança. O Caica faz parte da rede de proteção da criança e do adolescente e, representa a Educação de Maceió quando o assunto é violência.

Maiores informações sobre os projetos e programas desenvolvidos da Semed podem ser obtidas através dos telefones do Departamento de Programas Especiais 3315 4560 e da Diretoria de Gerenciamento Escolar 3315 4732.

Nenhum comentário:

Postar um comentário