domingo, 19 de maio de 2013

Apeoesp apresenta nova pesquisa sobre violência nas escolas


Dados serão divulgados nesta quinta-feira (9), no centro de São Paulo

Escrito por: Apeoesp

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) divulgará dados mais expressivos de uma nova pesquisa, realizada em todas as regiões do Estado de São Paulo por meio do Instituto Data Popular nesta quinta (09), às 10 horas, à Rua 24 de maio, 275 – 1º andar, Praça da República.
A violência nas escolas é um dos graves problemas que afetam a qualidade do ensino nas escolas estaduais de São Paulo e um dos temas que mobilizam os professores para a greve em curso. O crescimento no número de ocorrências causa o adoecimento dos professores e contribui para a desvalorização da profissão docente, motivo da falta de professores que hoje ocorre na rede estadual de ensino.

Nossa preocupação com este problema não é recente. Desde o final da década de 1990, temos tido uma ação mais incisiva com relação a esta questão. Na época, a APEOESP lançou a campanha Paz nas Escolas, que propunha iniciativas envolvendo o Poder Público, as comunidades escolares e a sociedade civil organizada para analisar, debater e agir quanto à violência nas escolas, que à época começava a agravar-se. De lá para cá a situação somente piorou, como demonstram pesquisas, estudos e reportagens, sem que o Estado tenha encaminhado soluções eficazes.

Para prevenir e combater a violência nas escolas é preciso conhecer o fenômeno. Por isso, em dezembro de 2006 a APEOESP realizou, por meio de seu Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais, Sindicais e Gerenciamento de Banco de Dados (CEPES)/Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), uma pesquisa com os delegados participantes do XXI Congresso Estadual da entidade, chegando a dados alarmantes sobre o problema.
Mais de seis anos depois, a APEOESP apresenta dados mais expressivos de uma nova pesquisa, realizada em todas as regiões do Estado de São Paulo por meio do Instituto Data Popular, especialmente contratado para esta finalidade.Os dados coletados demonstram, novamente, a gravidade do problema e nos alertam para a necessidade de urgentes providências para controlá-lo e revolvê-lo. Entre outros índices, a pesquisa nos mostra que 44% dos professores já sofreram algum tipo de violência em sua unidade escolar e 57% consideram as escolas violentas. Estes e outros dados preliminares  serão divulgados à imprensa nesta quinta-feira, às 10 horas, na Biblioteca da APEOESP.
Os resultados finais da pesquisa estão sendo cuidadosamente analisados e serão posteriormente publicados, de forma completa, no contexto de um estudo mais acurado.

A APEOESP espera, com esta iniciativa, contribuir para que as escolas estaduais de São Paulo possam tornar-se, novamente, ambientes adequados à realização do processo ensino-aprendizagem e à formação de cidadãos e cidadãs plenos de direitos e capacidade para transformar a nossa sociedade.

Fonte: CUT Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário