terça-feira, 28 de maio de 2013

Programa de combate ao bullying é lançado no Guarany

De A Tribuna On-line


O registro de ocorrências nas escolas em tempo real é o objetivo do (Sincid) Sistema de Controle de Incidentes, uma das ações do Programa Municipal de Combate ao Bullying, lançadonesta segunda-feira, no Teatro Guarany, com participação de 300 alunos do 1º ao 9º ano, incluindo o 'Escola Total'.
O evento foi aberto pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que abordou a importância da proposta. “A escola deve ser um ambiente de paz; as brincadeiras devem ser sadias, com atenção para os limites para que não se chateie nem se humilhe ninguém”, disse.
A chefe do Departamento de Planejamento Educacional, Audrey Kleys Dinau, explicou que o controle já ocorre desde abril pelas diretoras, que computam furto, roubo, indisciplina, vandalismo, agressão física e bullying, independentemente do registro junto à Polícia Civil e Guarda Municipal. “Mensalmenteteremos os resultados de cada escola   para gerar ações correspondentes”. 
O Sincid tem endereço eletrônico específico e   é operado pelo Siges (Sistema Integrado de Gestão Escolar). “Antes, o trabalho era feito em livro de ocorrências, quase artesanal, e anualmente fazia-se um levantamento”. 
Segundo o secretário de Comunicação e Resultados, Rivaldo Santos, o controle estatístico integrará o portal 'Cidade Aberta', que será lançado em junho e apontará diversos indicadores. 
Créditos: Carlos Nogueira
O evento foi aberto pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que abordou a importância da proposta

Atrações 
O lançamento do programa contou com várias atrações: vídeos, apresentações musical e teatral feitas pelos alunos, oficina de ikebana e palestra de Nicholas Peralez, produtor e ator do filme 'O abismo', que aborda o tema. “O bullying é um comportamento agressivo, intencional e repetitivo, de consequências imprevisíveis”, disse.

P
ara Rodrigo Passos dos Santos, 12 anos, do 7º ano da escola Cidade de Santos, o evento foi importante “porque quanto mais conhecimento sobre o assunto, melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário