sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto Bem Conviver encerra encontro em escola de Mosqueiro

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 29/05/2013 às 19:44

A cultura de paz dentro das escolas foi a temática debatida nos três dias do curso de formação oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para professores e técnicos das escolas estaduais e municipais de Mosqueiro e Santa Bárbara do Pará. Cerca de 100 profissionais participaram, desde segunda-feira (27), do encontro, que teve como missão a formação de multiplicadores para a cultura de paz no ambiente escolar. A programação ocorreu na escola Honorato Filgueiras, de Mosqueiro.
Diversos parceiros, como Pro Paz, Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselhos Tutelares e Fundação Papa João XXIII, foram convidados e levaram a sua contribuição a toda a comunidade escolar, com palestras, oficinas, mesas redondas e bate papo. As atividades terminaram nesta quarta-feira (29).
Entre as programações que prenderam a atenção dos os participantes, esteve o “Papo de Rocha”, desenvolvido pela Susipe no projeto Conquistando a Liberdade, em que detentos conversam com a comunidade e relatam sua experiência de vida, alertando para o perigo de se envolver em algo ilícito. Também foi debatido o combate às drogas, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da PM.
“Esta parceria é de suma importância que para consigamos levantar a bandeira da cultura de paz e da não violência. Com estas ações integradas entre educação, segurança e saúde, estamos diminuindo os índices de problemas nas escolas”, disse a chefe da Coordenadoria de Ações Educativas Complementares da Seduc, Carmem Silva.
“Este projeto foi muito importante para toda a escola. Cada representação aqui presente teve seu papel e contribuição social. O trabalho de cada um dos parceiros foi fantástico, mas ficamos fascinados pelo trabalho da Susipe. Temos certeza que os relatos dos detentos instigaram a reflexão d os participantes, alertando os alunos que o caminho das drogas, a ausência da família e as más companhias não levam ninguém a um bom lugar”, disse a vice-diretora, Arneide Carvalho.
A manhã foi dedicada às oficinas para a construção de pré-projetos de combate à violência, que serão desenvolvidos nas escolas. Professores e técnicos estavam atentos às explicações dos monitores. “Este projeto é muito bom. Se for construído com base na união de todos, no compromisso e na responsabilidade com a escola e com os alunos, tenho certeza que serão colhidos bons frutos”, defendeu a professora Paulina Bentes, da escola estadual Carananduba.
Carmem Silva explicou que todos os projetos elaborados pelas escolas serão assessorados e monitorados pela Seduc, para que sejam desenvolvidos satisfatoriamente. Esta é a terceira etapa dos cursos de formação do “Bem Conviver”, que iniciou em meados de maio, com a formação de 150 agentes multiplicadores da não violência em escolas da 3ª Unidade Regional de Educação, em Abaetetuba. Outras duas formações estão previstas para o mês de junho, em escolas da Região Metropolitana de Belém.
O projeto Bem Conviver foi lançado em setembro de 2012, inicialmente em 21 escolas estaduais, das quais dez de tempo integral. Elas foram escolhidas com base em um estudo do Pro Paz sobre vulnerabilidade. Para Carmem Silva, além de diminuir os índices de violência, o projeto visa fortalecer as relações interpessoais no ambiente escolar, promovendo uma forte e coesa interação entre a escola e a comunidade, com objetivo de alcançar melhorias na qualidade do ensino e no aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Texto:
Fabiana Batista - Seduc
Fone: (91) 3201-5181 / (91) 8802-0325
Email: inezfabianabatista@gmail.com

Secretaria de Estado de Educação
Rod. Augusto Montenegro Km 10, S/N. Icoaraci, Belém-PA. CEP: 66820-000
Fone: (91) 3201-5205 / 5005 / 5180 / 5008
Site: www.seduc.pa.gov.br Email: gabinete@seduc.pa.gov.br

2 comentários:

  1. Como atrair jovens à educação, proporcionando alternativa a violência??? Aqui em casa foi através do esporte. Desde criança o esporte teve um grande significado pra mim, a realidade de violência do Guamá marcou muito minha vida, principalmente depois de ver um amigo ser assassinado em minha frente. Ao decidir pela constituição de uma família veio o questionamento de como garantir um futuro para elas. Concretamente o primeiro passo foi dado através do esporte com a criação da APGA Ginástica https://youtu.be/_8uCK9gH9Jw que atendeu a necessidade de muitas crianças.
    Bem, depois de várias experiências a opção foi sair de Belém, tenho certeza que podemos criar espaços onde os jovens podem desenvolver todas suas habilidades, saindo do ambiente prejudicial que as drogas e a prostituição vem construindo. https://youtu.be/zEWocPCK_c4
    Escolhemos esporte e educação pra ocupar o tempo das meninas está é a impressão de educador físico: A visão de um visitante em nossa região, precisamos potencializar nossas riquezas naturais e humanas https://youtu.be/cupgZT6TXOs.
    Cada ítem abordado tem um link pra ser debatido e aprofundado pelo face: http://projetofeeemasc.wixsite.com/guip

    ResponderExcluir