terça-feira, 28 de maio de 2013

Palestra abordou bullying e violência escolar

Redação do Jornal Democrata 



A Escola Estadual Sylvia Portugal Gouvêa de Sylos realizou, no último dia 16 de maio, projeto abordando o tema o bullying e a violência escolar.
Bullying é um tema ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução no Brasil é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Em última instância significa dizer que de forma “natural” os mais fortes utilizam os mais frágeis com um meio de objeto de diversão, prazer e poder como intuito de maltratar, humilhar e amedrontar suas vítimas.
O projeto foi realizado durante o bimestre de forma interdisciplinar pelos professores, procurando integrar o assunto em diversas situações de pesquisa e atividades. O evento foi liderado pela professora mediadora Rita Zani, que envolveu a equipe gestora, a sala de leitura junto à professora Ana Lúcia Mazarin, videoteca, utilizando filmes que abordaram o tema.
A palestra foi ministrada pela professora e mestre em educação Maria Tereza Peixoto, da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC), a qual tem uma parceria com as escolas estaduais disponibilizando profissionais da educação a ministrarem temas relevantes da atualidade. A professora retratou o tema de forma clara e objetiva, usando recursos multimídia, despertando a sensibilidade e a conscientização dos educandos.
O individualismo, a cultura dos tempos modernos propiciou essa prática em que o ter é muito mais valorizado que o ser, com distorções absurdas de valores éticos. Vive-se em tempos velozes, com grandes mudanças em todas as esferas sociais. Nesse contexto a educação tanto no lar quanto na escola se tornou ultrapassada, confusa sem parâmetros ou limites.
Cabe à sociedade como um todo transmitir às novas gerações valores educacionais, mais éticos e responsáveis. Afinal são estes jovens, estão delineando a sociedade contemporânea. Auxiliá-los e conduzi-los na construção de uma sociedade mais justa e menos violenta é obrigação de todos.
Na foto, a professora Maria Tereza, falando aos alunos da escola Sylvia Portugal, no Sítio Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário