terça-feira, 21 de junho de 2011

Escola do Cambará tem trabalhos educativos

A escola municipal Professora Maria José de Aguiar Zeppelini, localizada no Bairro Cambará, através dos professores, funcionários e alunos, tem realizado diversos trabalhos educativos, de lazer e cultura no espaço escolar.

Desde o início do primeiro semestre, os alunos têm desenvolvido e participado de diversas atividades, como o ciclo de palestras, que consistiu em convidar profissionais de diversas áreas de trabalho para conversar com os alunos do ensino médio regular e do EJA. “Tivemos o intuito de orientar os alunos acerca do mercado de trabalho e as possibilidades de emprego”, disse a coordenação. Também participaram das palestras funcionários da empresa Painco que estudaram na escola, dando depoimentos que serviram de motivação para os estudantes.

Outro trabalho desenvolvido é em relação aos certificados que são entregues aos alunos que obtêm as melhores médias. “Essa é uma forma de reconhecer a dedicação dos alunos, além de funcionar como uma ferramenta de incentivo”, comentou a coordenação. Esses prêmios de honra ao mérito foram entregues durante o “MZ Fest”, evento que reúne diversas manifestações culturais dos estudantes da escola e que premia apresentações de dança, canto, teatro, desenho entre outras. “Essa é uma forma de aproximar os professores dos alunos, conhecendo o potencial dos alunos em outras áreas”.

Os temas atuais da sociedade também foram abordados na sala de aula, como a questão da violência através do bullying. Os alunos assistiram filmes que tratam do tema da violência, com o intuito de conscientizá-los sobre as questões que envolvem o assunto. “Através dos filmes os estudantes levantaram questionários e tabularam dados sobre o tema. Foi um trabalho gradativo que visou à reflexão”.

Após os debates foram confeccionados cartazes sobre o Bullying. Os alunos do ensino médio prepararam apresentações em Power Point para os estudantes do fundamental, o que permitiu um nível de conscientização maior. A escola também possui o Jornal Mural, no qual informações sobre o cotidiano da escola são divulgadas, além de tratar sobre temas atuais da sociedade quinzenalmente.

A coordenação ainda ressaltou o trabalho do Grêmio Estudantil “The Best”, que tem sido ativo nas atividades da escola, além do trabalho de todos os envolvidos no espaço escolar. “As nossas atividades somente são realizadas devido a um trabalho coletivo de professores, alunos, funcionários e direção”, comentou.

Fonte: A Tribuna - Rio das Pedras / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário