sábado, 18 de junho de 2011

Autoridades debatem crime sexual e bullying em Maringá

Dois eventos debateram ontem, em Maringá, a violência contra crianças e adolescentes– organizado pelo Ministério Público, Tribunal de Justiça e Policial Civil - e bullying nas escolas – discussão da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

O debate no Tribunal do Júri abordou, principalmente, os crimes sexuais, considerados tabus pela sociedade, na opinião do promotor Wilson José Galheira, da 12ª Vara de Violência contra a Criança e o Adolescente de Curitiba.

"É um tema cheio de tabus e que as pessoas não gostam de tratar, mas a gente sabe que acontece e tem que estar disposto a enfrentá-lo", diz. "Só assim poderemos evitar que esses crimes permaneçam impunes."

Galheira foi um dos palestrantes do evento. De acordo com o promotor, a criança vítima de crime sexual acaba descobrindo a sexualidade de forma não sadia. "Os direitos delas estão sendo violados e estão tirando dessas crianças a possibilidade de ter uma vida saudável".

Galheira afirma que para identificar esses crimes e diminuir os delitos é necessário maior envolvimento não só do poder público, mas de escolas, educadores e familiares.

Durante o seminário foi discutida a atuação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), em Curitiba, e debatido um protocolo do Ministério da Saúde para atenção à criança e ao adolescente vítimas de violência.

A psicóloga da Polícia Civil de Maringá, Célia Regina Cortellete Pereira da Silva, também foi uma das palestrantes do evento. Segundo ela, é preciso debater o assunto, já que o número de casos de violência contra essa faixa etária é crescente.

"Ainda não conseguimos detectar se os casos aumentam em função da violência mundial ou se na verdade as pessoas estão denunciando mais." Célia comenta que antes a violência ficava restrita ao âmbito familiar. Números nacionais apontam que, em 2009, 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos foram vítimas de violência. Segundo o Ministério da Saúde, a violência é a primeira causa de mortes na faixa etária de 5 a 19 anos.

Total
6,6 milhões de crianças menores de 14 anos foram vítimas de violência em todo o Brasil em 2009

Fonte: odiario.com de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário