sábado, 18 de junho de 2011

Santa Comba Dão cria plano municipal de prevenção de bullying

A Câmara de Santa Comba Dão vai criar um plano municipal de prevenção de 'bullying', na sequência de um estudo sobre este fenómeno que abrangeu 878 alunos do concelho, revelou o vice-presidente do executivo.

"Não temos tido conhecimento de grandes fenómenos de 'bullying' no concelho. Acima de tudo, o nosso grande objectivo é criar uma cultura preventiva englobando todas as entidades que estão no terreno", justificou à agência Lusa o também presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santa Comba Dão, António Correia.

O estudo "Bullying - Prevenindo e Atuando" teve como público-alvo alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do ensino básico, do segundo e do terceiro ciclos e também do ensino secundário.

Através de questionários, a CPCJ tentou perceber a incidência do fenómeno de 'bullying' para assim "potenciar linhas condutoras do processo de prevenção necessário a implementar na rede escolar concelhia".

António Correia disse que os questionários indiciaram que "poderão haver casos de 'bullying' que às vezes não são muito detectados", sendo, por isso, necessário agir preventivamente.

"Pretendemos criar um plano de prevenção, envolvendo os actores que mais directamente intervêm nesta área, quer a comissão, quer as forças de segurança, quer as escolas, enfim, toda a comunidade", explicou.

Segundo o responsável, se os alunos do primeiro ciclo "não têm tanta percepção relativamente ao que é este fenómeno", conforme se vai subindo no nível de escolaridade "vai havendo maior perceção e os jovens relatam algumas situações dentro e fora da escola que podem ser consideradas 'bullying'".

"Roubar o telemóvel e pressionar colegas para darem dinheiro para ir comprar qualquer coisa foram casos relatados", contou.

A análise dos questionários mostrou que no ensino básico o tipo de agressão mais apontada pelos alunos é a agressividade verbal, ocorrida sobretudo no espaço escolar.

No ensino secundário, "a agressão ocorre, maioritariamente, no espaço escolar". As agressividades verbal e física "apresentam resultados semelhantes, surgindo a identificação de dois tipos novos de agressão por parte dos inquiridos: a emocional e a sexual".

O nível de agressividade e a tendência para atos violentos "aumenta à medida que se verifica a mudança de ciclo de escolaridade, embora se registem factores violentos nas escolas que não correspondem às características de um ato de 'bullying'", acrescenta.

António Correia contou que os resultados do estudo já foram dados a conhecer nas escolas e que, no início do próximo ano lectivo, o mesmo acontecerá em relação à restante comunidade.

"A partir daí, vamos criar até ao final deste ano civil o plano municipal de prevenção de 'bullying'", assegurou.

Fonte: Jornal de Notícias - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário