sábado, 11 de junho de 2011

Assembleia Legislativa de Cuiabá discute sobre o ‘bullying’

Cuiabá / Várzea Grande
Da Redação


Realizada na tarde da última quarta-feira(08), na Assembleia Legislativa, a sexta reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, presidida pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) e contou com a presença do advogado e promotor de Justiça, Cidadania e Defesa da Educação, Miguel Slhessarenko Júnior e da Psicóloga Yvone Inez Ricci Boaventura que ministraram uma palestra sobre ações preventivas contra a violência escolar ‘o bullying’.

O primeiro palestrante, Miguel Slhessarenko, explicou que o bullying ocorre sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia por parte da vítima e das famílias, quando conseguem perceber ou serem avisadas das supostas agressões. “O objetivo de intimar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade de se defender é realizada dentro de uma relação desigual de forças ou poder” acrescenta o palestrante.

Miguel Slhessarenko frisou ainda que a prática do bullying é mais frequente nas redes privadas do que nas redes públicas, a qual não se tem tantos registros. Hoje o bullying tomou uma dimensão maior e significa uma ação intencional e repetitiva onde a vítima se sente inibida pelo agressor. “Os casos mais graves são levados ao Ministério Publico, sendo necessário agir e achar uma solução o quanto antes. Hoje temos casos de famílias que entram na justiça e ganham por danos morais, uma batalha vencida para quem sofreu o bullying” finaliza o promotor.

A segunda palestrante e psicóloga Yvone Ricci apresentou as principais histórias de bullying já ocorridas no Brasil e no mundo, como também as diferentes formas de sofrer um bulliyng dentro de um ambiente escolar (verbal, físico, mental, Psicológico, Moral, e até Sexual).

Segundo Yvone as vítimas muitas vezes se sentem culpados pela própria vitimização, as crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa estima, “as vítimas tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo inclusive, se tornarem adultos agressivos. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou até cometer suicídio” ressalta Yvone.

O deputado Ezequiel Fonseca acredita que é fundamental trabalhar na conscientização no âmbito escolar para reduzir as estatísticas que vem crescendo cada vez mais referente ao Bullying, investindo na capacitação dos educadores que lidam diretamente com esses problemas e constituindo políticas publicas para amparar as vítimas. O parlamentar disse ainda que a ida destes palestrantes ajuda a explanar melhor o assunto em questão, tendo um maior conhecimento para se aprovar projetos de leis que tramitam na casa e que foram apresentados durante a Comissão de Educação.

Os projetos de lei apresentados foram: O projeto de lei 178/11, do deputado Wagner Ramos (PR), institui a Semana de Combate e Prevenção ao Assédio Escolar (bullying) em Mato Grosso. Também o projeto de lei 101/11, de autoria do deputado José Riva (PP), que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas e privadas em todo território Mato-Grossense.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário