sábado, 18 de junho de 2011

Conselho Tutelar lança campanha de combate ao bullying na cidade de Maringá

O Conselho Tutelar Zona Sul de Maringá, lança hoje uma campanha de combate ao bullying e a alienação parental.

O lançamento da Campanha vai acontecer durante a realização da Audiência Pública sobre bullying, na Câmara Municipal as 18h30.

O aumento dos casos de bullying, frequentemente noticiados em rede nacional, acontece também cada vez mais na região de Maringá. A iniciativa do Conselho é justamente, despertar a população para essa realidade de violência contra as crianças e adolescentes. De acordo com o conselheiro Vandré Fernando, “o conselho tutelar da cidade tem um protocolo para lidar com os casos de bullying que acontecem cada vez mais em Maringá”.

Quando um caso desse tipo é encaminhado ao Conselho Tutelar, é feita uma avaliação psicológica com as pessoas envolvidas na agressão. Se for confirmada a denúncia, o responsável pelo local onde ela ocorreu, seja escola ou clube, recebe uma determinação do Conselho, para tomar providências para que o fato não volte a ocorrer.

Ainda de acordo com o protocolo do Conselho, o agressor identificado é encaminhado também para tratamento psicológico. “Dessa forma o agressor recebe uma punição didática e pedagógica, que é mais eficiente do que uma punição no sistema prisional, por exemplo”, afirma Vandré Fernando. O atendimento psicológico prestado as vítimas e agressores envolvidos nos casos, é publico e oferecido pelo município.

A Campanha do Conselho Tutelar ainda prevê esclarecer as pessoas sobre a alienação parental, que é movida por atitudes dos pais que sejam desmoralizantes para as crianças. Exemplo comum no caso de pais separados, onde algumas vezes, ou o pai, ou a mãe, colocam o filho contra o cônjuge.

“Nossa campanha pretende esclarecer a sociedade sobre essas ações” diz Vandré Fernando. A campanha acontece até o mês de agosto e durante este período estão agendadas palestras e passeatas por toda a cidade. O conselheiro afirma que “muitas pessoas não conhecem essas agressões, que acontecem muitas vezes no seio da família, deixando crianças e adolescentes sofrendo por causa dessas violências”.

Escolas de Maringá foram convidadas para enviar representantes ao lançamento da campanha, a intenção do Conselho Tutelar é de atingir com essa iniciativa, 100% das escolas maringaenses.

Programação da Campanha:

17/06 – Lançamento da Campanha durante a realização da Audiência Pública sobre Bullying
Local: Câmara Municipal de Maringá, Av Papa João XXIII, 239
Horário: 18:30hs.

27/07 – Passeata de COMBATE AO BULLYING E ALIENAÇÃO PARENTAL.
Local: Avenida Brasil. Saída: Praça Rocha Pombo – Chegada: Praça Raposo Tavares.
Horário: 14:30hs

A Passeata tem a finalidade de despertar a população sobre este problema que cresce silenciosamente na sociedade e precisa ser combatido imediatamente para que não tome proporções incontroláveis e cause inúmeros traumas nas Famílias.

23/08 – Reunião de apresentação da Proposta do Conselho Tutelar – Zona Sul sobre a Campanha para a Comunidade Maringaense e formação da comissão de organizadores da Campanha com Técnicos, Adolescentes e Pais para elaboração das demais ações.
Local: Auditório Hélio Moreira – Prefeitura de Maringá.
Horário: 19:hs

O que é bullying?
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesabully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade (Revista Nova Escola).

Fonte: hnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário