A Secretária Regional da Educação e Formação entende que não faz sentido nesta altura, elaborar um estudo isolado sobre o bullying, na Região.
Cláudia Cardoso, que foi ouvida ontem na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores acerca de um projecto de resolução que propõe a realização desse estudo, disse aos jornalistas que “a questão do bullying exige uma intervenção multifacetada e não se pode consubstanciar apenas numa medida”.
A governante adiantou que este estudo, “para além de ser oneroso e envolver um esforço financeiro por parte do governo regional, não é a medida que nos parece mais adequada no momento, até porque a questão do bullying sente-se particularmente em algumas escolas citadinas, mas não é uma questão transversal nem com efeitos profundos ao nível do sistema educativo regional”.
Cláudia Cardoso lembrou que o governo tem tomado várias medidas para evitar que a violência escolar seja um problema nas escolas da Região.
Exemplo disso é o levantamento das situações de bullying existentes nas escolas açorianas, realizado pela Inspecção Regional da Educação, no ano passado.
Esse levantamento, disse a Secretária Regional da Educação e Formação, “foi feito exaustivamente e continuará a ser feito este ano. Foram elaborados relatórios individuais de cada uma das escolas e nós temos um levantamento que nos permite ter um retrato geral da situação”.
O que se pretende, adiantou a governante, é que “no final, seja feito também um relatório geral sobre essa questão, que permitirá termos conta e habilitar à decisão política sobre uma intervenção nesta matéria”.
Por outro lado, Cláudia Cardoso entende que “a questão do bullying e da violência escolar ancora-se na necessidade do reforço da autoridade do pessoal docente e também dos órgãos de gestão da escola”. Um reforço consagrado no estatuto do aluno, que foi recentemente aprovado em conselho de governo e que seguirá brevemente para a Assembleia.
Projecto que leva `
A Escola a Ler Mais´
Por outro lado, a Secretária Regional da Educação e Formação congratulou ontem os alunos da Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo, participaram no projecto “A Escola a ler mais”.
Um projecto que já vai a sua terceira edição e que pretende criar hábitos e gosto pela leitura, junto dos mais novos.
Perante uma plateia repleta de alunos da EBI de Angra, Cláudia Cardoso enalteceu o esforço feito pelos participantes neste projecto, uma vez que hoje em dia, na sociedade em que vivemos, “há coisas mais simples e mais fáceis, que estão perto de nós, como o computador ou a televisão, que nos dão as coisas de uma forma muito mais fácil, mais imediata”.
A governante lembrou que o livro obriga a um “esforço maior da nossa parte, a um comprometimento pela parte de quem lê e pela parte de quem escreveu”. Um esforço que em relação à “televisão, não existe, ou que no computador existe menos” do que no livro.
Por isso, disse, “quem fez esse esforço imenso de procurar esta partilha e este compromisso, merece, de facto, ser agraciado e saudado”.
Cláudia Cardoso garantiu ainda aos alunos que estes “ vão ter ao longo da vida, a recompensa” deste esforço, “na facilidade de falar, no domínio do vocabulário e na capacidade de ler. Nunca será para vocês um obstáculo, será antes um auxílio, aquilo que agora fizeram”.
A Secretária Regional da Educação e Formação salientou ainda que “embora por vezes possam não ter a noção da importância disso, é esse investimento em vocês, que depois vai ter frutos. Vocês vão perceber que investiram na vossa formação”.
O Projecto “A Escola a Ler Mais” consiste na constituição de grupos de quatro alunos por turma, que formam um clube de leitura. A mobilização destes grupos é feita pela biblioteca e pelos professores do departamento de língua portuguesa.
No final de cada mês é afixado na escola a lista dos três melhores leitores e dos três melhores clubes.
Este ano lectivo participaram sessenta e cinco clubes, equivalendo a duzentos e sessenta alunos.
Quarenta dos participantes têm uma média de leitura de quatro livros por mês, sendo de registar que de Outubro até ao final de Maio, registam-se cerca de dez alunos com uma média de 76 livros lidos.
Fonte: União Jornal Online de Portugal
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