quinta-feira, 16 de junho de 2011

Prefeito de Boa Vista sanciona Lei de combate ao bullying

A proposta de reduzir a violência e combater a discriminação e a intimidação entre alunos nas escolas públicas e particulares de Boa Vista, de autoria da Vereadora Lurdinha Pinheiro (PSB), agora é lei. O projeto, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, foi transformado na Lei nº 1.342, publicado no Diário Oficial do Município semana passada. A Lei autoriza a Prefeitura a criar o Programa de Combate ao Bullying, de ação interdisciplinar e de participação comunitária, nas escolas públicas e privadas do município.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, a vereadora ressaltou a importância da proposta e seus benefícios. Para ela, o bullying é um fenômeno que preocupa toda a comunidade estudantil. “Nossa preocupação é com á proporção que este fenômeno vem crescendo entre crianças e adolescentes nas escolas de todo o país e, em especial, no Município de Boa Vista, a tal ponto de chegar até a desistência do curso devido a esse tipo de violência”, enfatizou.

De acordo com Lurdinha, o objetivo da proposta é prevenir e combater a prática de bullying nas escolas e promover um ambiente escolar seguro e sadio, incentivando a tolerância e o respeito mútuo; além de orientar pais e familiares sobre como proceder diante dessa prática. Ela garante que a aprovação da lei vai abrir para o debate entre os órgãos envolvidos no processo de educação das redes municipal e estadual de ensino público e privado do Município de Boa Vista.

Pela nova Lei o bullying pode ser evidenciado através de atitudes de intimidação, humilhação e discriminação, entre as quais: insultos pessoais; apelidos pejorativos; ataques físicos; grafitagens depreciativas; expressões ameaçadoras e preconceituosas; Isolamento social; Ameaças; pilhérias; subtração de objetos com intenção de humilhar a vítima; discriminação; instigar atos violentos, entre outros.

Fonte: BV News Roraima

Nenhum comentário:

Postar um comentário