domingo, 26 de junho de 2011

Mato Grosso debate violência no ambiente escolar

Objetivo é discutir ações em políticas públicas para tema

DA ASSESSORIA

A coordenadoria de Projetos Educativos, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), reestrutura a rede para o enfrentamento da violência em ambiente escolar. O objetivo é discutir a questão e debater ações e políticas públicas sobre o tema. Nos dias 4 e 5 de agosto será realizado um grande seminário em Cuiabá. Alem de professores e gestores da rede estadual de ensino, estarão presentes representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública de Mato Grosso, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e de Segurança Pública e da Universidade Federal de Mato Grosso (Ufmt).

Os programas Escola Que Protege (EqP), Mais Educação, Escola Aberta, Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), a Rede Cidadã, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvidos em unidades escolares por meio de parcerias com a Seduc, são alguns dos exemplos de ações que auxiliam para prevenção à violência em Mato Grosso.

O gerente de Projetos Educativos da Seduc, Allan Kardec Benitez, pondera que a ideia é fortalecer cada vez mais a rede de enfrentamento e despertar em todo os atores envolvidos no processo de formação a necessidade de integração dos trabalhos. Ele pontua que as ações não podem ser desenvolvidas de maneira unilateral e explica ainda que, administrativamente, está sendo elaborada a criação de um núcleo dentro da Coordenadoria de Projetos Educativos que terá como atribuição realizar o monitoramento das situações atípicas enfrentadas pelas unidades escolares.

SAIBA MAIS

O Programa Escola Que Protege (EqP) possibilita a realização de formação continuada para os profissionais da educação capacitando-os para reconhecer, identificar e saber que medidas adotar frente as situações de violência registradas no ambiente escolar. Só ano passado mais de 260 profissionais participaram das formações. O EqP é desenvolvido em parceria com a Ufmt.

Já o Programa Mais Educação, parceria da Seduc/MT com o Governo Federal, oferta a educação integral a 125 unidades da rede estadual em 21 municípios. O programa prevê a permanência dos estudantes por até sete horas nas unidades escolares participando de oficinas nas áreas de Linguagem, Ciências da Natureza, saúde, práticas desportivas, educação ambiental, dentre outras. Pelo Programa, quem estuda no período matutino fica mais três horas na escola, no período vespertino e vice-versa.

No projeto Escola Aberta, presente em 61 escolas de nove cidades de Mato Grosso, possibilita a realização de uma série de oficinas aos finais de semana nas escolas. Estas oficinas ocorrem nas áreas de Esporte, Lazer e Recreação; Cultura e Arte; Qualificação para o Trabalho e Formação Inicial. O projeto tem como objetivo a melhoria da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura da paz. As oficinas são oferecidas por voluntários.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é uma ação da Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação e permite que 1,3 mil estudantes de 13 escolas estaduais tenham formação preventiva contra drogas lícitas ou não. E o programa Rede Cidadã atua com estudantes da rede pública inseridos em áreas de vulnerabilidade social capacitando-os em práticas desportivas, oficinas de música, práticas culturais, dentre outras frentes de trabalho.

Fonte: Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário