quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pessoas que praticam bullying tem duas vezes mais chances de ter insônia

Especialistas declaram que uma sucessão de noites mal dormidas levam o organismo a um descompasso

Na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, foi realizada uma pesquisa sobre hábitos de sono com cerca de 341 alunos do ensino fundamental. De acordo com os dados coletados, os estudantes chamados de “valentões da turma” e que costumam praticar bullying tem maiores chances de apresentar problemas relacionados ao sono. Para detectar com maior precisão essa hipótese, os pais e professores entregaram dados sobre o comportamento de cada jovem, além de revelarem os casos de insônia.

Dentre os alunos pesquisados, 33% sofriam com dificuldades de comportamento ou eram considerados brigões. Essas pessoas são afetadas por roncos, insuficiência respiratória e sonolência durante as aulas, afirma o estudo , publicado no periódico Sleep Medicine. A pesquisadora Louise O’Brien afirma que as informações não provam que a insônia é a causa do bullying.

“Na atualidade vivemos em uma sociedade conectada 24 horas por dia, o sono é a primeira coisa a ser perdida, principalmente na infância. A hipótese mais provável é que a perda do sono afeta certas áreas do cérebro. Quando há um problema, o equilíbrio emocional e a habilidade de tomar as decisões adequadas se perdem. Não podemos dizer que há uma relação de causa e efeito, mas certamente isso faz sentido,aliando os estudos e informações que já possuímos”, revela Louise.

Especialistas declaram que uma sucessão de noites mal dormidas levam o organismo a um descompasso geral. E a falta de sono é um fator de risco isolado para diversas doenças. Ela pode ser tão decisiva para o aparecimento do diabetes quanto a má alimentação e o sedentarismo.

“A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. É na escola que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos. O desempenho cai e a criança pode até ser equivocadamente diagnosticada como hiperativa, em função da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração, consequentes da falta do sono necessário”, afirma o otorrinolaringologista Erick Barros.

Dormir bem é sinônimo de vários benefícios para o corpo, pois:

· Quando não se dorme bem os olhos ficam secos e irritados, acarretando ardência, vermelhidão e falta de brilho;

· O hormônio do crescimento, responsável pela renovação dos músculos evitando a flacidez muscular é liberado em grande parte durante o sono, por isso a falta de sono causa flacidez;

· A falta de descanso engorda, pois deixa o metabolismo lento e o menor gasto de energia aumenta o mecanismo de estocagem das sobras resultando em gorduras localizadas.

Fonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário