Rio -  O delegado Rivaldo Barbosa, da Delegacia de Homicídios (DH), disse em coletiva nesta sexta-feira, que o motivo do assassinato de José Leandro Pinheiro, de 22 anos, morto na quinta-feira em uma república no Jardim Botânico, foi ocasionado por bullying de colegas, incluindo da vítima. Bruno Eusébio dos Santos, 26 anos, colega de quarto do rapaz, confessou o crime em depoimento.

"O caso está esclarecido e sua motivação definida. Bruno confessou o crime por quatro vezes durante o depoimento, na companhia de seus pais e sua tia. Ele diz ter sofrido provocações e brincadeiras desde que chegou na repúplica, há um ano e oito meses. Vamos ouvir novamente todos para apurar que tipo de provocações eram feitas", disse.

O delegado disse ainda que este é o quinto caso em que a presença dos pais é fundamental para esclarecer um crime. Ainda segundo o policial, Bruno foi indiciado por homicídio qualificado e poderá pegar de 20 a 30 anos de prisão. Ele será encaminhado neste sábado para o presídio de Bangu 2, na Zona Oeste.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
O operador de produção José Erivaldo dos Santos, pai de Bruno, pediu desculpas aos familiares de José Leandro. "Os pais dele estão sofrendo como eu estou. O Bruno só pensava em estudar. Desde criança, era só livro. Ele não aproveitou a juventude", afirmou.

No dia do crime, Bruno tomou tranquilizantes com vodca e coca-cola e foi dormir ao lado da vítima por volta das 3h da manhã. Segundo Barbosa, o crime não foi premeditado. "Em depoimento, ele disse que era acordado constantemente às 5h da manhã. Na ocasião, Bruno relatou que a tosse de José Leandro o incomodou" afirmou.

Após o crime, o acusado ainda tentou cometer suicídio, ingerindo vodca, coca-cola e tomando dois fracos de tranquilizantes como Calman, Daforin e Rivotril. O delegado destacou que a confissão de Bruno bate com a perícia da polícia.

"Bruno relatou que estudava sempre de fones, além de ser uma pessoa quieta e reservada. Ele procurou acompanhamento psiquiátrico desde agosto, quando vem tomando os calmantes, e se mostrou arrependido, chorando bastante e não se lembrando do que aconteceu no dia do crime", ressaltou.

Segundo Barbosa, a Justiça vai avaliar se Bruno permanecerá no presídio ou será encaminhado para um manicômio do Estado.

Fonte: O Dia