quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lançado o Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas



A 35º Coordenadoria Regional da Educação lançou na semana passada, na Câmara Municipal de Vereadores o Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas. O Evento começou às 8h30min e foi estendido até às 16h30min, na ocasião, participaram as equipes Diretivas das Escolas da rede estadual de São Borja, os Conselhos Escolares e Orientadoras Educacionais da Secretaria Municipal Educação.

O lançamento teve como conferencista o coordenador estadual do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência (COPREVE) da Secretaria de Estado da Educação(Seduc), Alejandro Jélvez. O dia foi marcado por debates e discussões, no encontro foi aplicado o Curso de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar e no entorno das escolas.

A Coordenadora Regional do COPREVEs, Jussara Ribeiro destaca os principais objetivos do curso: “O curso visa oferecer metodologias, técnicas e ferramentas apropriadas para processos de mediação dos conflitos, incivilidades nas escolas e em seus entornos, tendo como perspectiva a promoção da cidadania e direitos humanos”.

Conforme Lei Estadual 14.030, de 26 de junho de 2012, que dispõe sobre as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar(CIPAVE) no âmbito da rede de ensino público estadual do Rio Grande do Sul, está sendo organizado Comitês internos nas escolas, tendo como competência identificar, averiguar, mapear os locais de riscos de acidentes e violência no âmbito da escola e seu entorno. Após isto, serão formados os COPREVEs com indicações de representantes de cada CIPAVE, Secretarias Municipais, Instituições Educacionais, Judiciário, Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil e Conselhos envolvidos com a garantia dos direitos da criança e adolescentes. 

Fonte: ie mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário