sábado, 27 de outubro de 2012

Ações proativas combatem violência nas escolas em Laguna

Foto Notícia
Em busca de uma segurança pública de excelência, paulatinamente a Guarnição Especial de Polícia Militar de Laguna (GELG) vem atribuindo novas missões à Base Comunitária Móvel (BCM). Desta vez foi iniciado um trabalho de patrulhamento preventivo junto a algumas escolas estaduais, municipais e particulares de Laguna.

O veículo foi adquirido pela Polícia Militar no início da temporada de verão 2011/2012 através de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, destinado a atender o turista durante a temporada de verão.

 
Fora da temporada, a missão da Base Comunitária Móvel é realizar um policiamento de proximidade, levando segurança aos bairros mais afastados do centro de Laguna, assim como à área comercial da cidade. Agora, mais uma missão está se somando: os policiais da BCM estão agindo preventivamente no ambiente escolar. A intenção não é fazer um policiamento permanente, mas dar condições para que as aulas transcorram normalmente agindo proativamente de acordo com as particularidades de cada escola. Para isto, os policiais estão em contato permanente com a direção das instituições de ensino, mantendo um canal direto entre a polícia e escola.
 

Atualmente a GELG está atuando na educação das crianças através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, e ajudando a proporcionar um ambiente escolar adequado ao estudo através do policiamento executado pela Base Comunitária Móvel.
O projeto vem sendo elogiado pelos profissionais de educação, que relatam que com a presença dos policiais militares, os alunos, professores e os pais passaram a ficar mais seguros. Outro ponto positivo foi redução dos conflitos dentro e fora dos colégios, já que eram verificadas pessoas pulando os murros e atrapalhando as aulas.

Para o comandante da GELG, tenente-coronel Flávio Knabben, a Base Comunitária Móvel vem atuando no município atendendo especificamente aos bairros e colégios, com policiamento comunitário e blitz, facilitando assim a comunicação entre polícia e as comunidades. "É uma forma pró-ativa na busca de soluções envolvendo todos os cidadãos que moram, estudam ou trabalham em determinado local. Desta forma a Polícia Militar poderá atuar nas causas da desordem, da violência e da criminalidade, melhorando, cada vez mais, a sensação de segurança de nossos cidadãos", disse o oficial.




Fonte:
PM de SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário