quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sesau realiza II Encontro sobre Investigação Individual de Violência e Cipave

Evento aconteceu nesta terça-feira, no Maceió Mar Hotel
Foto: Carla Cleto
Sesau realiza II Encontro sobre Investigação Individual de Violência e Cipave
Diretora de Promoção à Saúde, Eliana Padilha, destacou a importância das Cipaves
Repórter: Josenildo Torres

Implantar nas unidades de saúde públicas e privadas a Ficha de Notificação e Investigação Individual de Violência, além de fomentar a criação de Comissões de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas. Com estes objetivos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (16), no Maceió Mar Hotel, o II Encontro sobre Investigação Individual de Violência e Cipave.

Promovido pela Diretoria de Promoção à Saúde, o evento reuniu técnicos dos 102 municípios alagoanos e secretários municipais de Saúde. Durante todo o dia eles discutiram como efetivar a aplicação da Ficha de Notificação e Investigação Individual de Violência, conforme determina a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências.

Isso porque, segundo a gerente de Promoção à Saúde da Sesau, Vanessa Carneiro, com a notificação dos casos de violência contra a mulher, as crianças, os adolescentes, idosos e o homem, será possível ter um diagnóstico e traçar políticas preventivas. “Para isso, em 2006 o governo federal desenvolveu as ações de prevenção da violência e acidentes, com foco na promoção à saúde e cultura de paz”, destacou.

Por esta razão, o II Encontro sobre Investigação Individual de Violência e Cipave contou com a palestra da coordenadora do MoviPaz, Maristela Pozitano, que tratou da importância do poder do elogio. Isso porque, segundo ela, “este pequeno gesto pode evitar conflitos e fomentar uma cultura de paz, seja em casa, na escola ou no trabalho, evitando assim os casos de violência”. O evento também contou com a palestra a cerca dos Mitos e Verdades sobre o Desarmamento, proferida por Neto Vasconcelos e Cássia Agnes.

Cipave – Com relação à Cipave, o evento esclareceu todas as dúvidas sobre a implantação de Comissões de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas, conforme determina a Lei Estadual 6.993, de autoria do deputado estadual Judson Cabral. Sancionada pelo governador Teotonio Vilela Filho em 28 de novembro de 2008, ela obriga as escolas públicas alagoanas a criarem Cipaves, trabalhando para evitar acidentes e casos de violência no ambiente escolar.

De acordo com a diretora de Promoção à Saúde da Sesau, Eliana Padilha, 17 municípios alagoanos já possuem Cipaves em suas unidades escolares. Para assegurar que os demais municípios venham a cumprir o que determina a Lei Estadual 6.993, o evento desta terça-feira (16) esclareceu todas as dúvidas sobre a efetivação das Comissões de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas.

“Com estas comissões, que devem ser formadas por alunos, professores e pais, será possível atuar para evitar problemas de saúde e a proliferação da violência no ambiente escolar. Uma ação que tem sido assegurada graças ao Programa Escolas Promotoras de Saúde, que implica em um trabalho conjunto de toda a comunidade escolar, visando garantir um ambiente harmonioso e tranquilo, já que os integrantes das Cipaves irão prevenir e atuar na ocorrência de problemas de saúde e casos de violência”, destacou Eliana Padilha.

Para ilustrar a importância da criação das Cipaves, o pediatra Cláudio Soriano destacou a importância de as escolas contarem com equipes preparadas para realizar atendimento de primeiros socorros, bem como, atuar na prevenção de acidentes e casos de violência. Para isso, o médico contou com a colaboração de acadêmicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).


Fonte:
Ascom / Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário