quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coordenadoria de Pelotas lança Comitê Regional de Combate à Violência nas escolas

Ao longo da terça-feira (23) foram realizadas em Pelotas, região de cobertura da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), atividades relacionadas ao Curso de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, que fez parte do lançamento do Comitê Regional de Combate à Violência nas Escolas. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual João XXIII, e foi coordenado pelo professor Alejandro Jélvez, coordenador do Programa. 
No período da manhã, Jélvez iniciou uma palestra para professores, pais e estudantes procurando orientá-los para as atividades seguintes e também para a vida escolar dali adiante. Ao apresentá-lo para o público, o prof. Círio Almeida, coordenador da 5ª CRE, ressaltou que a intenção é dialogar sobre a situação no entorno as escolas, levando em consideração o fato de que elas estão inclusas na sociedade e, como tal, interferem no funcionamento desta. “O objetivo é atacar de forma positiva o problema da violência, discutindo-o de forma pedagógica, com um diálogo que restaure as relações entre as pessoas”, disse. 

Em seu pronunciamento, Jélvez foi incisivo ao tratar da importância de programas como o que realiza. “É uma necessidade atual fazer este tipo de enfrentamento, com diálogo e ações conjuntas”, disse. Para isso, deu exemplos de boas e más práticas pedagógicas em casos de violência nas escolas. Neste momento, recomendou aos educadores que analisem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), citando artigos que tratam de atitudes necessárias para o enfrentamento a infratores, com a responsabilização moral do dano causado, a liberdade acompanhada e a internação por até três anos através de decisão jurídica. Jélvez também ressaltou a importância de uma sintonia entre as CRÊS acerca do problema da violência escolar. “Tem-se de construir um parecer geral nas regiões para que os recursos fluam e gerem conseqüências”. 

Após a palestra, o professor realizou diversas atividades inclusas no Curso de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, como a apresentação de cada participante para todo o grupo através de suas opiniões acerca do assunto tratado. 

O Programa de Prevenção à Violência nas Escolas é uma resposta do Estado a um fenômeno social e cultural que vem instaurando um clima de insegurança nas comunidades escolares. Nesse sentido, o Comitê Comunitário, somado a organizações e associações das comunidades e em parceria com as secretarias e órgãos estaduais que tem interface com o Programa, quer garantir proteção física e moral e ambientes de aprendizagem protegidos e seguros aos alunos e a comunidade escolar em geral. Este programa abrangerá um total de 1.693 escolas no Rio Grande do Sul, o que representa mais de 65% das escolas da rede estadual de ensino.


Redator: Secom

Fonte: Jornal Tradição

Nenhum comentário:

Postar um comentário