domingo, 1 de abril de 2012

Do bullying ao cyberbullying: investigação e intervenção

Situação em Portugal analisada na Universidade de Coimbra

Os resultados do estudo “Cyberbulliyng – um diagnóstico da situação em Portugal” vão ser apresentados, em Coimbra, no próxima terça-feira, dia 3 de abril, durante a Conferência Internacional sobre o desenvolvimento profissional dos formadores de professores, a decorrer na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC), de 2 a 4 de abril.

Este encontro científico (4th Winter Conference of the Association for Teacher Education in Europe - ATEE) é uma organização conjunta da Universidade de Coimbra e do “MOFET Institute de Tel Aviv (Israel) e reúne duas centenas de investigadores, de 31 países.

Na sessão intitulada “Do bullying ao cyberbullying: investigação e intervenção” vão estar em análise diversas vertentes da problemática, nomeadamente, a dimensão desta nova forma de violência em Portugal, as diferentes facetas que o fenómeno apresenta e as estratégias para os responsáveis educativos lidarem com a situação.


Ao longo da Conferência, vão ainda ser apresentados os resultados das mais importantes investigações sobre os desafios que se colocam aos formadores de professores e definidas as estratégias futuras.


3 de abril

11:15-13:00

Parallel sessions 20 – Symposium From bullying to cyberbullying: Research and intervention

Chairs: João Amado and Teresa Pessoa

Initial findings from the research project "Cyberbullying: The diagnosis of the situation in Portugal"

Armanda Matos, Cristina Vieira, João Amado, Teresa Pessoa

Cyberbullying: university students’ voices and narratives and teachers’ challenges

Teresa Pessoa, Joao Amado, Armanda Matos, Cristina Vieira

A case of cyberbullying: Case analysis as a strategy of teachers’ training in the VGCE course

João Amado, Armanda Matos, Cristina Vieira, Teresa Pessoa

A training manual on cyberbullying for trainers

João Amado, Armanda Matos, Teresa Pessoa, Thomas Jäger

Cyberbullying: A diagnosis of the situation in Portugal

Isabel Freire, Ana Paula Caetano, Ana Margarida Veiga Simão, Frederico Lopes

Bullying research and its implications for teacher education

Isabel Freire, Ana Veiga Simão, Ana Paula Caetano

Cyberbullying in higher education students

Ana Veiga Simão, Maria José Martins, Patrícia Azevedo, Sofia Francisco

O programa da Conferência, na íntegra, está disponível em: http://atee.macam.ac.il/program/Pages/default.aspx

Fonte: Rostos de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário