sábado, 21 de abril de 2012

EB 2/3 de Arões também campeã antibullyng

CRISTINA AGUIAR 
 
Há um ano, a escola EB 2/3 de Arões era apenas destaque pela curiosidade mas, ontem, juntou o útil ao agradável. Ao sagrar-se campeão do Distrito de Braga do torneio O JOGO nas escolas, o grupo deu outra dimensão à campanha de prevenção contra o bullying nas escolas. Professor de Educação Física, Leonel Duarte é o rosto de um projeto dinamizado em conjunto com os docentes Rosalina Sousa (Matemática) e Joaquim Alves (Moral) que visa exterminar comportamentos agressivos de índole física ou psicológica no contexto escolar. Desde 2008 que o lema "se gostas de bater bate na bola" tem percorrido o país, em forma de alerta para um flagelo social, que afeta ainda muitos jovens, de "uma maneira mascarada", porque, explica Leonel Duarte, "as pessoas não admitem a existência de atos de violência". Impõe-se a recuperação da noção de escola como princípio de socialização e de formação pedagógica, pelo que o projeto Bullying Stop It Now tem se expandido como bom paradigma nacional e internacional.

O apoio incondicional de Isabel Gonçalves, diretora da EB 2/3 de Arões tem ajudado a divulgar uma causa para a qual a escola não disponibiliza verba, mas, pelo menos, serve de excelente exemplo para outras instituições escolares que queiram aderir. Basta, para tal, hastear uma bandeira com o emblema de sensibilização e dinamizar atividades contra o bullying.

Leonel Duarte e companhia já contam com as ofertas de material vindas da Fundação Luís Figo, da EDP, da Câmara Municipal e das juntas de freguesia de Fafe, mais a "ajuda dos têxteis de Fátima Marinho e da estamparia Davitex que cedem gratuitamente os seus serviços para as campanhas de prevenção", contou Leonel Duarte a O JOGO, pouco antes de saber os resultados da equipa na etapa de Braga. Os miúdos da EB 2/3 de Arões são também campeões contra o bullying e, por via do futebol, esperam conquistar um espaço especial entre potenciais aliados num movimento ansioso por extravasar as fronteiras de Fafe. Este é o segundo contributo de O JOGO nas Escolas, depois de uma referência que valeu ao projeto a visibilidade na televisão.

www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo 

Fonte: O Jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário