sábado, 28 de abril de 2012

Violência no ambiente escolar e bullying são abordados no terceiro dia do Fórum de Educação

   
 
Rudimar encerrou as palestras do dia

Ontem (27) foi o penúltimo dia do 4º Fórum Internacional de Educação e 8º Fórum Nacional de Educação, na Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova). A programação se iniciou às 8h e, com intervalos, se estendeu até a noite.

O professor doutor Lino de Macedo começou com as apresentações do dia. Na parte da tarde foram realizadas duas palestras, a primeira com a professora doutora Cleo Fante e a segunda com o professor mestre Rudimar Serpa de Abreu. Durante a noite, aconteceu a ‘Noite Cultural’, com apresentações artísticas.

‘Ensino e aprendizagem: como avaliar?’ foi o assunto abordado por Lino de Macedo durante a manhã. Ele deu ênfase à perspectiva do educador, pois, para ele, é necessário haver transmissão de conhecimento do professor para o estudante. “Quando o aluno aprende a ler e escrever, ele se desenvolve”, completa.

No primeiro momento, Lino fala sobre a história do conhecimento: “Antigamente, a educação era voltada para algo definido, e hoje ela é aberta”. Segundo ele, o ensino se modifica com o tempo e hoje está voltado para uma sociedade global. Também avalia dois conceitos que julga fundamentais:  o ensino e o modo de pensar do professor, que evolui de geração para geração.

Macedo afirma que hoje a escola é para todos, por isso tornou-se uma peça fundamental na sociedade. “Aprender se tornou uma necessidade social e um direito pessoal”, argumenta. “Escola é pensada para a vida”, concretiza sua apresentação.

BULLYING

Às 13h30, Cleo Fante deu continuidade aos trabalhos e falou sobre o tema ‘Violência no ambiente escolar e o fenômeno bullying’. O objetivo principal da palestra é diferenciar o bullying das demais formas de brincadeira e problemas do cotidiano escolar.

“A violência escolar é algo muito amplo e não se consegue entendê-la sem se compreender o complexo da violência social, porque uma está distanciado da outra”, explica. Porém, ela afirma que a violência da escola é resultado da violência social.

Ela mostra preocupação ao questionar a falta de conhecimento dos pais e educadores em relação ao bullying. “É importante que eles compreendam tudo o que acontece na escola, pois há confusão entre bullying e outras 'brincadeiras'”, explica.

Por fim, Fante fala sobre cyberbullying, mais conhecido como bullying virtual, que, em sua percepção, é maior que a agressão verbal ocorrida nas escolas, em decorrência do anonimato facilitado pela internet.

A palestrante lançou um livro intitulado 'Cómo entender y bullying y entender el ciberbullying en la escuela', que é direcionado a pais e professores. “A ideia do livro é que através da leitura se possa ser compreendido melhor do que se trata o fenômeno”, afirma. Somente há edição em espanhol, porém, avalia-se a possibilidade de tradução para a língua portuguesa.

GESTÃO ESCOLAR

Rudimar Serpa de Abreu apresentou sua conferência abordando o assunto ‘Gestão escolar: a relação entre equipe diretiva e os professores na educação básica’. Para ele, a gestão escolar deve ir ao encontro político-pedagógico, “para tratar de questões que aproximem os professores da gestão escolar, relacionada à forma diretiva”, explica.

Conforme é definida a política de relação organizacional da escola e como é tratada sua comunicação, “o clima pode variar, sendo ele bom ou ruim”, argumenta o palestrante. “Hoje os educadores não se dão conta de que estão dentro de um contexto de organização”, afirma, pois, segundo ele, os professores se dedicam, apenas, à docência.

O processo de mudança na prática pedagógica, na sua ideia, seria com mais trabalhos coletivos e investimento na formação continuada que desenvolva práticas curriculares inovadoras. “É preciso que seja estabelecida uma parceria com o trabalho do educador e a gestão escolar”, conclui

PROGRAMAÇÃO

O mestre e psicoterapeuta Leo Fraiman encerra as palestras do Fórum de Educação deste ano.  A programação de hoje se inicia às 8h e a conferência aborda o tema ‘A importância do educador na era do (auto)conhecimento’.

Fonte: Folha do Mate

Nenhum comentário:

Postar um comentário