quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aluno leva arma para escola na Paraíba e diz que queria se proteger de suposta ameaça de morte

Do UOL, em João Pessoa (PB)

Um estudante de 14 anos, do 5º ano do ensino fundamental, foi flagrado na manhã desta quarta-feira (18) com um revólver calibre 22 dentro da sala de aula. O caso aconteceu na Escola Municipal Chico Xavier, em João Pessoa (PB). A direção tomou conhecimento do fato após denúncias feitas por outros alunos. A justificativa do estudante para ter levado a arma para o colégio é que ele estava sendo ameaçado de morte por uma pessoa que mora próximo à unidade escolar.

A direção diz que comunicou o ocorrido à polícia imediatamente. Houve rumores que o adolescente teria ameaçado outros estudantes, após ser denunciado. A informação, no entanto, não foi confirmada pela direção do colégio. A escola tem cerca de 400 alunos e está localizada em um bairro nobre de João Pessoa.

A direção da escola também informou que ia procurar a polícia para registrar a queixa sobre as supostas ameaças contra o estudante, porém, não teve como deixar o local, visto que a notícia logo se espalhou e o clima ficou tenso. Muitos pais, com medo, foram pegar os filhos na escola e as aulas tiveram de ser interrompidas. O estudante que estava com o revólver foi encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude, onde prestará depoimento até o final da manhã de hoje. Os pais do estudante não quiseram falar com a imprensa.

Disparos em outra escola

Na semana passada, dois alunos invadiram uma escola estadual, também em João Pessoa, e deixaram três outros estudantes feridos com disparos de arma de fogo. Os adolescentes suspeitos do tiroteio foram apreendidos dias depois. Eles disseram à polícia que invadiram a escola e atiraram nos colegas por conta de um desentendimento ocorrido dias antes.

Recomendação MP

Para evitar que casos como esses se repitam, o MP-PB (Ministério Público da Paraíba) recomendou na semana passada a instalação, no prazo de 30 dias, de detectores de metais e de sistema de monitoramento por câmeras em uma escola estadual de João Pessoa. O pedido partiu da direção do colégio, que procurou o MP com o intuito de barrar a violência escolar.

A promotora da Educação, Fabiana Lobo, disse que o nome da escola será preservado para evitar pânico na população. No local já foram flagrados alunos portando arma de fogo e arma branca. Além disso, estudantes estariam consumindo drogas e bebidas alcoólicas na unidade de ensino. A situação levou 20 alunos a pedirem transferência.

 Desde o ano passado as ações conjuntas da Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Polícia Militar têm se intensificado para evitar a violência nas escolas, através da patrulha escolar. Dentre as ações desenvolvidas está o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar em todo o Estado. O programa já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes em mais de mil escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário