segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estudantes são mobilizados para o combate a violência nas escolas

Leandro Cardozo de Souza
Foto:Carolina Genovezzi/PMBP


Balneário Piçarras, SC - As agressões motivadas por intolerância dentro das escolas têm ganhado notoriedade na mídia e preocupado pais e educadores em todo o mundo. As perseguições de estudantes contra os próprios colegas, conhecidas pelo termo inglês bullyng, motivaram a implantação do projeto “Jovem Referência” em Balneário Piçarras. Alunos da rede municipal estão sendo chamados a propagar em suas escolas valores de cidadania e de respeito às diferenças.

O projeto implantado por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Bem Estar Social (Sabes) e da Educação (SED). Cada uma das quatro escolas municipais indicou nove representantes para serem multiplicadores do projeto. Juntos eles participam de encontros para trocar experiências, aprofundar conhecimentos e debater as relações dentro do ambiente escolar.

- A ideia é fazer com que esses adolescentes propagem os valores de cidadania e de tolerância para seus colegas e ajudem a construir um ambiente mais fraterno, tanto na escola como nas comunidades e nas famílias a que pertencem – explica a secretária da saúde Rita de Cassia Teixeira Rangel.

Os candidatos a “jovem referência” participam desde o dia 04 de uma formação de 40 horas oferecida pelo Governo Municipal no Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf). Os encontros vão acontecer até junho e abordam temas como: violência, homofobia e bullyng. Para repercutir esses assuntos nas escolas, eles também recebem instruções de comunicação e propaganda, oratória e participam de oficinas de produção de fanzines e teatro.

Esses conhecimentos serão testados durante o período de treinamento, quando os adolescentes receberão desafios que serão levados para dentro das escolas. “Ser um jovem referência requer responsabilidades com a escola e com a comunidade. Com certeza esse projeto os ajudará a assumir esse papel em uma fase da vida que é marcada pelas incertezas”, acredita a secretária da educação professora Ireli Vieira dos Santos.

Todas as ações desenvolvidas serão avaliadas junto aos participantes e as escolas envolvidas para implementar novas estratégias e ampliar o projeto Jovem Referência nas escolas de Balneário Piçarras.

Fonte: Notícia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário