sábado, 21 de abril de 2012

Cyberbullying no Colégio de Mogofores

O Núcleo Escola Segura da GNR de Anadia levou a efeito, no passado dia 16, mais uma acção de sensibilização sobre “Cyberbullying”. Desta vez foram cerca de 35 alunos, do 5º ano de escolaridade, do Colégio de Mogofores que assistiram a esta acção de formação.

Vítor Marques, agente da Escola Segura, começou por afirmar “estamos aqui para falar de um assunto muito sério”.

No inicio da acção de sensibilização foi dada uma explicação da expressão Cyberbullying. Cyber é relativo ao uso das novas tecnologias e o Bullying é relativo ao fenómeno dos maus tractos e agressões.

O Cyberbullying é uma forma de violência psicológica e pode deixar marcas na vítima para toda a vida.

O motivo deste tipo de agressão é a conquista de força e poder, tornar-se popular, esconder o próprio medo e mostrar que é superior.

Os meios mais utilizados na prática desta agressão são a internet, através de e-mails, chats e redes sociais, e os telemóveis, através de mensagem escrita ou chamada de voz.

Os cuidados a ter com o Cyberbullying são: não partilhar dados pessoais, não divulgar passwords, não partilhar informações, fotografias ou filmes, não responder a mensagens ou e-mails humilhantes, não reencaminhar e-mails ou mensagens desagradáveis, não abrir e-mails suspeitos ou de desconhecidos e, ainda, bloquear as pessoas que pratiquem bullying.

A ideia a reter por parte dos alunos é que quando surge um problema deste género deve-se denunciar e dirigir-se às pessoas indicadas, como pais, professores e autoridades competentes.
Durante a acção os alunos foram retirando algumas dúvidas que foram surgindo, havendo alguma interacção entre agentes da GNR e os alunos.

Para alunos, professores e pais interessados neste assunto podem consultar o site www.portalbullying.com.pt

Fonte: Região Bairradina de Protugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário