sábado, 21 de abril de 2012

Lei obriga escolas a combater bullyng em MT

Lei obriga escolas a combater bullyng em MT - Foto: IlustrativaA partir desta sexta-feira (20) as escolas públicas e privadas da educação básica de Mato Grosso deverão incluir em seu projeto pedagógico medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate ao bullying escolar.

Publicada no Diário Oficial de hoje, a Lei 9.724 estabelece que as unidades públicas de ensino devem conscientizar a comunidade escolar sobre o conceito de bullying, sua abrangência e a
necessidade de medidas de prevenção, diagnose e combate e ainda prevenir, diagnosticar e combater a prática do bullying nas escolas.

Cabe às secretarias de educação, a partir de agora, capacitar docentes, equipe pedagógica e servidores da escola para a implementação das açõesde discussão, prevenção, orientação e solução do problema e também orientar os envolvidos em situação de bullying em busca da recuperação da auto-estima, do desenvolvimento psicossocial e da convivência harmônica no ambiente escolar e social.


A Lei 9.724 prevê ainda o envolvimento da família no processo de construção da cultura de paz nas unidades escolares e perante a sociedade.


E dentre as medidas preventivas a lei institui a “Semana de Combate e Prevenção ao

Assédio Escolar Bullying no Estado de Mato Grosso, e que deve ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de abril e cuja programação deve envolver a promoção e estímulo de atividades de esclarecimentos e debates sobre a questão do assédio escolar
bullying em instituições e espaços públicos, sobretudo nos órgãos do Governo do Estado, especialmente na rede estadual de ensino.

 
Outras ações

A Semana de Combate e Prevenção ao Assédio Escolar também deve ser usada para  divulgar, prestar informações e apoiar as instituições e organizações sociais que pretendam sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam e apoiem as vítimas do assédio escolar bullying e para que busquem as melhores soluções para o problema, nas escolas e na sociedade.


Sandra Carvalho – Da Editoria


Foto: Ilustrativa

Fonte: Circuito MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário