quinta-feira, 26 de abril de 2012

Escola de Benavente indignada por ver caso de aluno agredido exposto na televisão

Caso passou-se no início do ano e agora a Comissão de Protecção de Menores vai agir

foto
A criança da Escola EB 2,3 Duarte Lopes, em Benavente, que no início do ano lectivo foi agredida por um colega dois anos mais velho vai ser acompanhada pela Comissão de Protecção de Menores. A medida surgiu depois de a mãe ir com a criança a um programa de televisão denunciar a situação.


A Comissão de Protecção de Menores de Benavente vai seguir o aluno de 11 anos que, no início do ano, foi vítima de bullying na Escola EB 2,3 Duarte Lopes, em Benavente. A decisão surgiu depois de a mãe levar o menor a um programa de televisão para denunciar a situação. O conselho geral do agrupamento de Escolas Duarte Lopes também emitiu um comunicado por considerar que foi posto em causa o bom nome da escola e o profissionalismo de vários docentes e técnicos.

A polémica surgiu depois de Agostinha Garcia ter levado o filho de 11 anos ao programa “Você na TV” emitido no dia 6 de Abril, na TVI, e que tinha como tema “Crianças Vítimas de Bullying”. “Muitos dos factos contidos na peça não correspondem à verdade ou foram apresentados descontextualizados, quer no que se refere à actuação da escola, quer no que se refere à situação concreta”, lê-se no comunicado emitido pelo conselho geral do Agrupamento de Escolas Duarte Lopes, que não especifica contudo quais são as mentiras. 

Mas o que mais indignou pais e professores, segundo o que O MIRANTE apurou, foi o facto de Agostinha Garcia ter colocado na sua página do Facebook o número da sua conta bancária depois de ir ao programa. “No final do programa um psicólogo ofereceu-se para dar um tratamento gratuito ao meu filho, mas como o consultório é na Covilhã, coloquei o número da conta para quem me quisesse ajudar no transporte”, justificou. Já o conselho geral entende que “a imagem da escola que passou para o público em geral e em particular para a comunidade, não é a escola que queremos e seguramente, não é a escola que temos”.

Recorde-se que no início do ano lectivo, a criança de 11 anos sofreu agressões por parte de um rapaz de 13 anos, que lhe deu alguns pontapés e chamou nomes. Agostinha Garcia levou o filho ao Centro de Saúde de Benavente e apresentou três queixas na GNR. Na altura, o director do agrupamento, José Ramalho, instaurou um processo disciplinar ao agressor, disponibilizou acompanhamento psicológico à criança de 11 anos e passou a acompanhar de perto a situação.
Em finais de Março voltou a acontecer um novo episódio. Segundo a mãe, alguém acedeu à conta do filho no Facebook. “O meu filho já estava a dormir quando eu de repente vejo que está online no Facebook. Perguntei quem era e como resposta ameaçaram-me de morte”, explica a mãe que ainda pensou que fosse a sobrinha que também possuía a password do primo.

José Ramalho confirma a O MIRANTE que o caso continua a ser acompanhado e que nos últimos meses a situação tinha acalmado. Já Agostinha Garcia diz que o filho vai continuar na mesma escola, mas que pondera uma mudança no próximo ano lectivo. O MIRANTE contactou a Comissão de Protecção de Menores de Benavente que confirmou já estar a tomar diligências para seguir de perto este caso depois de a situação ter sido exposta na televisão.

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário