domingo, 1 de abril de 2012

Bullying escolar chega à Justiça

Os pais de um menino de seis anos, da Marinha Grande, apresentaram queixa no Ministério Público, acusando de bullying e violação dos Direitos da Criança a professora, a directora da escola que a criança frequentava e a Direcção do Agrupamento de Escolas Guilherme Stephens. A criança ficou de tal forma alterada que chegou a automutilar-se.

O caso aconteceu durante o primeiro período lectivo e, já no início deste ano, os pais mudaram o menino da escola do 1º ciclo da Fonte Santa para outro estabelecimento, fora do Agrupamento Guilherme Step-hens, que acusam de ter "deixado arrastar a situação demasiado tempo".

Os problemas começaram nas primeiras semanas de aulas. "Ele dizia que os outros meninos eram maus, que a professora ralhava e o punha de castigo, e não queria ir à escola", conta um dos familiares do menino. Os pais atribuíram as queixas ao período de adaptação à escola. Mas a situação agravou-se. "Chorava para ir para a escola, tinha tiques nervosos, vomitava, tinha pesadelos de noite e acordava aos gritos e, numa fase final, mordia os próprios braços com os nervos", explica o familiar, frisando que os pais perceberam que o menino "era vítima de outras crianças, mas a professora não ajudava a resolver a situação". Os pais exigiram à escola e ao agrupamento a resolução dos problemas. 

Em Janeiro, o menino foi observado por um médico, que aconselhou a mudança de escola. Foi integrado noutro estabelecimento, está mais calmo, mas mantém-se sob observação médica. Isabel Ferreira, subdirectora do Agrupamento Guilherme Stephens, esclarece que "as coisas estão resolvidas, o Ministério da Educação sabe o que se passou e a escola e a professora agiram bem".  

Fonte: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário