1. INTRODUÇÃO / REVISÃO DE LITERATURA
A violência nas escolas tem se tornado preocupante em nossa sociedade
por isso nos provoca uma análise mais profunda e minuciosa do assunto.
Precisamos analisar essa transformação que afeta a realidade de todos
nós e as relações com as pessoas ao redor.
Segundo Aquino (1998) a violência tem em caráter duas perspectivas: uma
social e uma psicológica. Na escola a maior violência seria entre a
relação professor-aluno no dia a dia e com isso desencadeia varias
outras formas de violência. Na escola quando o individuo passa a
desenvolver um ato o professor só pode tomar poucas decisões. A este
respeito ele fica de mãos atadas não consegue tomar atitudes a não ser a
transferência desta situação, pois ele dirige a situação normalmente ao
superior, ou seja, a diretoria da escola e se os superiores não
consegue com sucesso a situação em alguns casos leva ao individuo a
transferência para outra escola.
Mas não podemos também somente com um ato já verificar que é violência e
nem estar rotulando o individuo e basicamente violento porque aconteceu
com um vai acontecer com outros também, temos que ter olhar imparcial
para acharmos que aquilo que vimos seria classificá-lo como violência,
não podemos avaliar a violência escolar com os mesmos olhos que vemos a
violência em família, prisões, nas ruas.
Temos que analisar o contexto aluno-professor, pois muitas vezes
analisamos a situação como se o aluno sempre estivesse errado, o
professor pode com uma atitude sem perceber desencadear este
comportamento em seus alunos.
Mas basicamente analisando como está no dicionário uma das definições
para a violência seria o constrangimento que uma pessoa exerce sobre a
outra então podemos dizer que o professor é um agente violento, pois ele
impõe ao aluno as situações, ou seja, ele é um agente transformador.
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Fonte: Trabalhos Feitos
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