Título: | Estratégias escolares no combate à violência: a mediação em uma escola de São Sebastião - DF |
Autores: | Caliman, Geraldo Oliveira, Vicentina Maria Gaspar de |
Palavras-chave: | Educação Violência na escola Mediação Educadores |
Data de publicação: | 30-Out-2012 |
Resumo: | Este
estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre estratégias de
mediação de conflitos no âmbito escolar, a partir da experiência em uma
escola pública do Distrito Federal. O estudo teve como objetivo analisar
as contribuições da estratégia mediação, para a prevenção, o controle e
a resolução de conflitos. A escola objeto da investigação é pioneira no
projeto que desenvolve a estratégia mediação de conflitos no âmbito
escolar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14
participantes – educadores e educandos – com base nos pressupostos
metodológicos para estudos qualitativos. As informações obtidas foram
trabalhadas de acordo com a Análise do Conteúdo e resultaram na
construção e discussão das seguintes categorias temáticas: compreensão
do conceito e da função da estratégia para prevenção, controle e
resolução dos conflitos; percepção de conflito; competências do
mediador; contribuições da estratégia para as relações escolares; e
relação entre formação de docentes e mediação. A discussão dessas
categorias temáticas indica que a mediação social desenvolvida no seio
escolar apresenta importantes contribuições para a área educacional.
Primeiramente houve consenso entre os entrevistados de que a estratégia
de mediação de conflitos colabora para a transformação das relações
entre os atores educacionais, seja como mediador, seja como mediando,
com a possibilidade da ressignificação da situação de conflito e do
restabelecimento de laços, atingindo a transformação da realidade com a
prática do diálogo. Em segundo lugar, verificou-se que a estratégia não
age diretamente no combate à violência, mas, por meio de ações
desenvolvidas no processo, possibilita o exercício da cidadania, com
vistas à construção da cultura da paz e a consolidação da democracia.
Por fim, os dados indicam a necessidade de repensar a formação docente,
incluindo mais conhecimentos da área social, frente às demandas do
século XXI. This study presents results of a research about strategies of conflict mediation in schools, from the experience in a public school in the Distrito Federal. The study aimed to analyze the contributions of mediation strategy for the prevention, control and conflict resolution. The school in investigation is the pioneer in the project that develops a strategy to mediate conflicts in the school. Semi-structured interviews were conducted with fourteen subjects – teachers and students – based on the methodological assumptions for qualitative studies. The information was obtained according to Content Analysis and resulted in the construction and discussion of the following themes: understanding of the concept and function of the strategy for prevention; control and conflict resolution; perception of conflict; the mediator's skills, the contributions of strategy in school relations; and the relationship between teacher training and mediation. The discussion of these themes indicates that social mediation developed within schools has important contributions to the education sector. First there was consensus among interviewed subjects that the strategy of conflict mediation contributes to the transformation of educational relations between the actors, either as mediator or as mediating with the possibility of reframing the conflict and the restoration of ties, reaching transformation of reality through the practice of dialogue. Secondly, it was found that the strategy does not act directly in the fight against violence, but through actions developed in the process, it allows the exercise of citizenship, in order to build a culture of peace and consolidating democracy. Finally, the data indicate the need to rethink teacher training, including more knowledge of the social area, related to the demands of the 21st. century. |
URI: | http://repositorio.ucb.br/jspui/handle/10869/1041 |
Aparece na Coleção: | PPG - Teses e Dissertações |
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Estratégias escolares no combate à violência: a mediação em uma escola de São Sebastião - DF
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