O prazo para alunos e professores da Rede Estadual de Educação de Santa
Catarina responderem a segunda fase da pesquisa que aborda o bullying e
a violência nas escolas e em seu entorno foi prorrogado. A Pesquisa que
começou no dia 30 de outubro e estava prevista para encerrar-se hoje
(30 de novembro), irá continuar até dia 7 de dezembro.
De acordo com Suelen Librelotto Sirugi, psicóloga e coordenadora de
Pesquisas da Editora Alvorada, a data de encerramento da pesquisa foi
adiada devido a muitos pedidos de escolas que ainda não responderam o
questionário. Além disso, “prorrogando a pesquisa, podemos aumentar
ainda mais a confiabilidade dos dados que buscamos, levando em
consideração o fato de que quanto maior a amostra de respondentes, menor
a margem de erro”, diz Suelen.
A pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” faz parte do
projeto ‘Tosco em Ação’ e dividiu-se em duas etapas: a Pesquisa Pré e a
Pós. A Pré consistia em um questionário que envolvia perguntas
relacionadas à vivência cotidiana dos jovens e professores, a fim de
descobrir se a violência está presente ou não na família, escola e
comunidade.
O projeto ‘Tosco em Ação’ tem como base a utilização do livro “Tosco”,
de Gilberto Mattje e é realizado pela Editora Alvorada. O livro conta a
história de um adolescente que sofre com a violência e procura meios
para tornar-se uma pessoa melhor. Além das pesquisas pré e pós projeto,
fazem parte das ações o acompanhamento personalizado as escolas,
capacitação pré de professores e apoio com materiais e orientações.
A etapa da Pesquisa Pós, a qual Santa Catarina está, tem a função de
avaliar o aproveitamento do projeto ‘Tosco em Ação’ nas escolas, no
intuito de identificar seus impactos, alcances e limites para lidar com a
violência no contexto escolar.
O passo seguinte será a análise e transformação do resultado em
produtos científicos que possam auxiliar a sociedade. “Para nós, o
conhecimento gera boas perspectivas. Publicações, novos materiais e
projetos sairão desta Pesquisa”, afirma Suelen.
Até a última apuração, realizada hoje, 6.852 alunos e 488 professores
cadastrados no projeto ‘Tosco em Ação’ haviam respondido ao
questionário. Na Pesquisa Pré, 12.078 alunos e 1.515 professores
participaram do levantamento.
Santa Catarina é o segundo Estado a participar do levantamento
A pesquisa intitulada “Cenário de violência nas escolas de MS: relato
de pesquisa” foi também realizada em Mato Grosso do Sul. Mais de 40 mil
estudantes e professores responderam aos questionários.
A pesquisa mostrou que após o trabalho com o Projeto ‘Tosco em Ação’,
87% dos estudantes que leram o livro de Gilberto Dari Mattje, disseram
que alteraram sua forma de comportamento positivamente.
Destes, 37% passaram a respeitar mais as pessoas, 19% pararam ou
diminuíram as piadas sobre os colegas, 17% estão mais interessados pelas
atividades escolares, 15% estão menos agressivos e os demais passaram a
se relacionar melhor com os colegas.
Presente no Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Santa Catarina e
ano que vem Roraima, estima-se que desde seu lançamento em 2009, o
“Projeto Tosco em Ação: Prevenindo a Violência na Escola”, já tenha
alcançado mais de 450 mil pessoas entre professores e alunos envolvidos
diretamente com as atividades.
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