terça-feira, 20 de novembro de 2012

Escolas de Santa Catarina tem até amanhã para responder pesquisa

Andréia Menezes Lorenzoni
 
Termina amanhã o prazo para alunos e professores da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina responderem a primeira fase da pesquisa bullying e violência nas escolas e em seu entorno. A pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” teve início no dia 24 de setembro e a data de encerramento foi adiada para esta sexta para que mais pessoas possam responder ao levantamento. Até a data de hoje, 08 de novembro, a pesquisa já atingiu o total de 11.030 alunos e 609 professores. 
 
A Pesquisa Pré faz parte do projeto “Tosco em Ação”, pioneiro no estado de Mato Grosso do Sul que aborda o tema bullying e violência nas escolas. O projeto surgiu do livro “Tosco”, de Gilberto Mattje e publicado pela Editora Alvorada. O livro conta a história de um adolescente que sofre com a violência e procura meios para tornar-se uma pessoa melhor.
 
Presente no Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Santa Catarina, estima-se que desde seu lançamento em 2009, o “Projeto Tosco em Ação: Prevenindo a Violência na Escola”, já tenha alcançado mais de 200 mil pessoas entre professores e alunos envolvidos diretamente com as atividades. 
 
Abordando temas e perguntas relacionadas à vivência cotidiana dos jovens e professores, a Pesquisa Pré objetiva principalmente descobrir se a violência está presente ou não na família, escola e comunidade. Por meio de um questionário, é possível construir um panorama para conhecer e classificar todas as dificuldades apresentadas em relação à violência entre os estudantes.
 
Após a realização do panorama da violência escolar na Pesquisa-Pré, a Pesquisa-Pós tem a função de avaliar o aproveitamento do projeto “Tosco em Ação” nas escolas onde foi utilizado, no intuito de identificar seus impactos, alcances e limites para lidar com a violência no contexto escolar.
 
“Na pesquisa-pós, discentes e docentes poderão relatar como foram suas experiências após a leitura do livro Tosco e execução do Projeto ‘Tosco em Ação’ e poderão também fornecer testemunhos de possíveis casos de sucesso em suas escolas, bem como nos fornecer sugestões sobre o que vivenciaram”, diz Suelen Librelotto Sirugi, coordenadora de Pesquisas da Editora Alvorada. A Pesquisa Pós tem previsão de encerramento para o dia 30 de novembro e já soma 1.081 alunos e 80 professores.
 
Tanto a Pesquisa Pré como a Pós são feitas via Internet por meio do site www.redetosco.com.br/pesquisas. “Para a Pesquisa Pós a expectativa é ainda maior e é fundamental que todos responderam tanto Pesquisa Pré quanto Pós, pois somente assim poderemos avaliar o impacto que o ‘Tosco’ teve na região”, explica Suelen.
 
A pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” é a maior pesquisa já realizada no Brasil sobre bullying e violência nas escolas e em seu entorno. Em Mato Grosso do Sul, mais de 40 mil pessoas responderam à Pesquisa Pré e Pós. 
 
Serviço: O “Projeto Tosco em Ação” possui uma Fanpage: www.facebook.com.br/livrotosco com mais de 10 mil seguidores. Diariamente professores e alunos postam suas atividades e compartilham experiências.
 
ATENÇÃO IMPRENSA
Andréia Menezes Lorenzoni – Assessoria de Comunicação
andreia@editoraalvorada.com.br / 3316-5500
Fanpage Editora: www.facebook.com/ed.alvorada
 
Fonte: Tosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário