sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Pesquisa que aborda o tema bullying nas escolas tem prazo prorrogado


Alunos e professores da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina respondem até o dia nove de novembro a maior pesquisa já realizada no Brasil sobre bullying e violência nas escolas e em seu entorno. A pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” teve início no dia 24 de setembro.

A razão para que a data fosse adiada é a de que mais pessoas possam responder ao levantamento, deixando-o ainda mais fidedigno. Até o momento da última apuração, realizada hoje, 6.579 alunos do total de 41.410 alunos cadastrados tenham respondido ao questionário proposto. Além disso, a pesquisa também foi respondida por parte dos professores: 425 dos 1504 cadastrados.

Esta primeira fase de pesquisa, chamada de Pesquisa Pré, é feita via Internet por meio do site www.redetosco.com.br/pesquisas e é utilizada para ampliar a compreensão do contexto de violência presente na escola e em seus arredores, servindo como um “raixo-x” e construindo indicadores que possam subsidiar novas formas de intervenção sobre essa problemática.

Os questionamentos feitos nesta etapa abrangiam temas da vivência cotidiana dos jovens e professores, objetivando principalmente descobrir se a violência está presente ou não em suas realidades (família, escola e comunidade).

Para a coordenadora de Pesquisas da Editora Alvorada Suelen Librelotto Sirugi, a expectativa para Santa Catarina é de que pelo menos 10% do total responda ao questionário. Suelen ressalta a importância dos alunos e professores responderem a essa primeira etapa da pesquisa: “na etapa Pré, alunos e professores contribuirão para detectarmos como está o panorama da violência em seu estado, e quanto mais pessoas responderem, mais confiáveis são os dados gerados”. Em Mato Grosso do Sul foi realizado o mesmo levantamento, em que mais de 40 mil pessoas responderam à Pesquisa Pré e Pós.

PESQUISA INTEGRA AÇÕES DE PROJETO

A pesquisa faz parte do projeto “Tosco em Ação”, pioneiro no estado de Mato Grosso do Sul que aborda o tema bullying e violência nas escolas. O projeto surgiu do livro “Tosco”, de Gilberto Mattje e publicado pela Editora Alvorada. O livro conta a história de um adolescente que sofre com a violência e procura meios para tornar-se uma pessoa melhor.

Presente no Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Santa Catarina, estima-se que desde seu lançamento em 2009, o “Projeto Tosco em Ação: Prevenindo a Violência na Escola”, já tenha alcançado mais de 200 mil pessoas entre professores e alunos envolvidos diretamente com as atividades.

Após a realização do panorama da violência escolar na Pesquisa-Pré, a Pesquisa-Pós tem a função de avaliar o aproveitamento do projeto “Tosco em Ação” nas escolas onde foi utilizado, no intuito de identificar seus impactos, alcances e limites para lidar com a violência no contexto escolar.

“Na pesquisa-pós, discentes e docentes poderão relatar como foram suas experiências após a leitura do livro Tosco e execução do Projeto ‘Tosco em Ação’ e poderão também fornecer testemunhos de possíveis casos de sucesso em suas escolas, bem como nos fornecer sugestões sobre o que vivenciaram”, explica Suelen. A Pesquisa Pós tem previsão de encerramento para o dia 16 de novembro.

Serviço: O “Projeto Tosco em Ação” possui uma Fanpage: www.facebook.com.br/livrotosco com mais de 10 mil seguidores. Diariamente professores e alunos postam suas atividades e compartilham experiências.

Assessoria

Fonte: Diário MS

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