TOSCO
Andréia Menezes Lorenzoni
Alunos e professores da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina respondem até o dia nove de novembro a maior pesquisa já realizada no Brasil sobre bullying e violência nas escolas e em seu entorno. A pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” teve início no dia 24 de setembro.
A razão para que a data fosse adiada é a de que mais pessoas possam
responder ao levantamento, deixando-o ainda mais fidedigno. Até o
momento da última apuração, realizada hoje, 6.579 alunos do total de
41.410 alunos cadastrados tenham respondido ao questionário proposto.
Além disso, a pesquisa também foi respondida por parte dos professores:
425 dos 1504 cadastrados.
Esta primeira fase de pesquisa, chamada de Pesquisa Pré, é feita via
Internet por meio do site www.redetosco.com.br/pesquisas e é utilizada
para ampliar a compreensão do contexto de violência presente na escola e
em seus arredores, servindo como um “raixo-x” e construindo indicadores
que possam subsidiar novas formas de intervenção sobre essa
problemática.
Os questionamentos feitos nesta etapa abrangiam temas da vivência
cotidiana dos jovens e professores, objetivando principalmente descobrir
se a violência está presente ou não em suas realidades (família, escola
e comunidade).
Para a coordenadora de Pesquisas da Editora Alvorada Suelen Librelotto
Sirugi, a expectativa para Santa Catarina é de que pelo menos 10% do
total responda ao questionário. Suelen ressalta a importância dos alunos
e professores responderem a essa primeira etapa da pesquisa: “na etapa
Pré, alunos e professores contribuirão para detectarmos como está o
panorama da violência em seu estado, e quanto mais pessoas responderem,
mais confiáveis são os dados gerados”. Em Mato Grosso do Sul foi
realizado o mesmo levantamento, em que mais de 40 mil pessoas
responderam à Pesquisa Pré e Pós.
PESQUISA INTEGRA AÇÕES DE PROJETO
A pesquisa faz parte do projeto “Tosco em Ação”, pioneiro no estado de
Mato Grosso do Sul que aborda o tema bullying e violência nas escolas. O
projeto surgiu do livro “Tosco”, de Gilberto Mattje e publicado pela
Editora Alvorada. O livro conta a história de um adolescente que sofre
com a violência e procura meios para tornar-se uma pessoa melhor.
Presente no Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Santa Catarina,
estima-se que desde seu lançamento em 2009, o “Projeto Tosco em Ação:
Prevenindo a Violência na Escola”, já tenha alcançado mais de 200 mil
pessoas entre professores e alunos envolvidos diretamente com as
atividades.
Após a realização do panorama da violência escolar na Pesquisa-Pré, a
Pesquisa-Pós tem a função de avaliar o aproveitamento do projeto “Tosco
em Ação” nas escolas onde foi utilizado, no intuito de identificar seus
impactos, alcances e limites para lidar com a violência no contexto
escolar.
“Na pesquisa-pós, discentes e docentes poderão relatar como foram suas
experiências após a leitura do livro Tosco e execução do Projeto ‘Tosco
em Ação’ e poderão também fornecer testemunhos de possíveis casos de
sucesso em suas escolas, bem como nos fornecer sugestões sobre o que
vivenciaram”, explica Suelen. A Pesquisa Pós tem previsão de
encerramento para o dia 16 de novembro.
Serviço: O “Projeto Tosco em Ação” possui uma Fanpage:
www.facebook.com.br/livrotosco com mais de 10 mil seguidores.
Diariamente professores e alunos postam suas atividades e compartilham
experiências.
ATENÇÃO IMPRENSA
Andréia Menezes Lorenzoni – Assessoria de Comunicação
andreia@editoraalvorada.com.br / 3316-5500
Fanpage Editora: www.facebook.com/ed.alvorada
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