Rio de Janeiro – Depois de estruturar as políticas de
educação, os municípios estão avançando para as ações de inclusão e
combate à violência nas escolas. É o que mostra a Pesquisa de
Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios (Munic) de 2011,
divulgada nesta terça-feira (13/11) pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a gerente da
Coordenação de População e Indicadores Sociais (Copis) do IBGE, Vânia
Pacheco, as estruturas educacionais estão bem estabilizadas em todos os
municípios brasileiros. “Todos os municípios têm um órgão gestor para
tratar de política de educação e agora vem aumentando a preocupação em
ter programas de inclusão de deficientes, escolas aptas a receber
pessoas com deficiência, esse tipo de coisa tem sido foco da preocupação
da política de educação também.”
Os dados da Munic 2011 mostram que 93,7% dos 5.565 municípios
brasileiros tinham implantado iniciativas para a inclusão de pessoas com
deficiência. A proporção cai para 88,5% nas cidades com até 5 mil
habitantes e sobe para 100% nas com mais de 100 mil habitantes.
A
pesquisa aponta que 73,3% dos municípios registravam ações de combate à
violência escolar. Já o combate à discriminação nas escolas está
presente em 69,4% das cidades. De acordo com o levantamento, as
principais formas de hostilidade na escola dizem respeito ao preconceito
de gênero, raça, orientação sexual e contra pessoas com deficiência
intelectual.
Autor: MaurÃcio Apolinário
Estão se esquecendo das ações preventivas - a começar da
educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental -, e se
preocupando apenas com paliativos quando a violência se se instaurou na
escola. Faltam projetos e muita sabedoria por parte dos gestores
municipais e escolares.
Fonte: Correio Braziliense
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