sábado, 24 de novembro de 2012

Chapecó: PM faz avaliação de resultados do Projeto após um ano de implantação

Por: Soldado Aérikison Rifam Laurindo, em 22/11/2012


Na manhã do último dia 14, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, policiais militares reuniram-se com a comunidade escolar e autoridades para apresentar os resultados do Projeto “Prevenção e Combate à Violência Escolar”.



Diante das inúmeras ocorrências envolvendo violência nas escolas, e também pelos fatos ocorridos em uma escola do Rio de Janeiro no dia 08 de abril de 2011, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) buscaram elaborar um projeto voltado à prevenção e também ao combate a esta violência.



Neste sentido, a proposta foi elaborada com objetivo de executar as seguintes atividades:
 

- Incentivar o debate sobre o tema “violência nas escolas”, visando à busca de estratégias e ações voltadas a minimizar a violência na escola;
 

- Orientar a cerca de questões de segurança, objetivando a prevenção de delitos no âmbito escolar;
 

- Orientar sobre qual o procedimento a ser adotado em caso de violência nas escolas;
 

- Resgatar junto aos alunos-adolescentes, valores morais e éticos voltados ao convívio social;
 

- Resgatar junto aos pais dos alunos a responsabilidade da família sobre a formação e educação destes adolescentes.



Primeiramente, foi elaborado um questionário e distribuído em várias escolas de Chapecó. A partir das respostas e da verificação dos problemas que ocorriam, o soldado PM Marcelo Wundervald elaborou uma palestra e passou a visitar estes locais. Em uma ano de projeto foram atendidas 23 escolas, 107 palestras foram realizadas e mais de 10 mil alunos puderam participar das explanações. Foi constatado que, nas escolas visitadas, o número de casos de violência diminuíram cerca de 65%.



Durante a apresentação dos resultados vários professores, diretores e alunos das escolas deram seus depoimentos. Além de enaltecer o trabalho realizado pela Polícia Militar, foi solicitado por todos a continuação das visitas no ano de 2013.





(Publicado por soldado Aérikison Rifam Laurindo – Texto 1ª Tenente Andréia Cristina Fergitz – Fotos soldado Vinícius Maccari, todos do P5/2º BPM)

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário