sexta-feira, 28 de abril de 2017

Projeto incentiva desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas escolas

JC ONLINE

Trabalho, do Instituto Federal de Pernambuco, ajuda a combater conflitos e casos de violência no ambiente escolar, como o bullying

Projeto é realizado por professores e estudantes de design gráfico do Campus Recife do IFPE / IFPE/Divulgação
Projeto é realizado por professores e estudantes de design gráfico do Campus Recife do IFPE
IFPE/Divulgação
Da Editoria de Cidades

A discussão em torno das novas habilidades essenciais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) despertou a necessidade de estimular a melhoria de relacionamentos dentro da escola e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Dessa maneira, nasceu o projeto de extensão Conecte-se: Pensando, Agindo e Sentindo, realizado por professores e estudantes de design gráfico do Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professores da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio (EREM) Olinda. Todos são participantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Habilidades Socioemocionais e Valores na Educação (GHSEV).
Assim, o Conecte-se surge como uma alternativa para melhorar os relacionamentos entre professores e alunos, como também entre os próprios jovens, além de combater conflitos e casos de violência no ambiente escolar, como o bullying. O projeto tem previsão de término em 2018, sempre realizado na EREM Olinda, que atualmente conta com a participação de 300 alunos.
Na prática, por meio de atividades como rodas de diálogo, dinâmicas, dramatizações, debates, exposições orais, produção de cartazes e vídeos, trabalha-se o autoconhecimento, a autogestão das emoções, a consciência social, as habilidades relacionais e a tomada de decisão responsável. O design se insere no processo com a criação de cartazes e panfletos. Os estudantes do curso além de definiram uma identidade visual para o projeto, também produzem o material pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário