domingo, 30 de abril de 2017

“Por Treze Razões” proibido a menores de 18 anos na Nova Zelândia

NIT PT

Tendo em conta o conteúdo explícito em relação a temas como o bullying e suícidio, a associação de cinema e literatura do país criou uma nova negra para a série, que implica sempre a presença de um adulto.

É a série do momento e é difícil encontrar quem ainda não tenha visto a história perturbadora de Hannah Baker (Katherine Langford) na Netflix. Após ter estreado em março, a série “Por Treze Razões” está a ser alvo de polémica na Nova Zelândia e até já foi criada uma nova regra de censura que impede os menores de 18 anos de verem a série sem a presença de um adulto.
Segundo a revista “Time”, a associação de cinema e literatura considerou o tema de “Por Treze Razões” demasiado violento e problemático para os adolescentes. A organização defende que a classificação determinada pela Netflix (a partir dos 13 anos) não é apropriada, devido ao conteúdo explícito do programa.
“O suicídio não deve ser apresentado como uma decisão de ânimo leve. As pessoas cometem suicídio porque não estão bem e não apenas porque alguém as tratou mal”, lê-se em comunicado oficial da associação.
Neste sentido, apesar de entenderem que o programa de televisão tem “mérito por explorar temas como a violência sexual e o bullying”, é essencial que os jovens estejam acompanhados por um adulto de forma a entenderem melhor estes assuntos.
A série, baseada no livro homónimo de Jay Asher e produzida por Selena Gomez, explora os motivos que levaram ao suicídio de Hannah Baker.
Clay Jensen (Dylan Minnette) passa grande parte do tempo a caminhar pelos corredores da escola secundária Liberty High enquanto ouve 13 cassetes deixadas por Hannah Baker, uma rapariga que cometeu suicídio há umas semanas. Cada gravação contém um excerto de áudio onde Hannah fala dos abusos físicos e psicológicos que levaram ao desfecho trágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário