domingo, 23 de abril de 2017

1 em cada 10 jovens é vítima de bullying frequente

O Pisa avalia o desempenho de alunos em matérias escolares mas, nesta semana, divulgou dados sobre o bem-estar dos estudantes


CLAUDIA

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados na última quarta-feira (19) apontam que, no Brasil, aproximadamente um em cada dez estudantes é vítima frequente de bullying nas escolas. A pesquisa revelou que 17,5% dos alunos brasileiros na faixa dos 15 anos disseram sofrer alguma agressão física ou psicológica, ser alvo de piadas e boatos maldosos, ser excluídos propositalmente pelos colegas, não sendo chamados para festas ou reuniões algumas vezes por mês.
O Pisa avalia a cada três anos o desempenho de alunos de 15 anos nas disciplinas de matemática, ciências e leitura, mas, nesta semana, divulgou dados sobre o bem estar dos estudantes avaliados de maneira detalhada.
Na última edição, de 2015, o Pisa avaliou 72 países e economias. Participaram dessa edição 540 mil estudantes de 15 anos que, por amostragem, representam 29 milhões de alunos de 72 países. São 35 países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e 37 economias parceiras, entre elas o Brasil.
No Brasil, 7,8% dos estudantes disseram ser excluídos pelos colegas; 9,3%, ser alvo de piadas; 4,1%, serem ameaçados; 3,2%, empurrados e agredidos fisicamente. Outros 5,3% disseram que os colegas frequentemente pegam e destroem as coisas deles e 7,9% são alvo de rumores maldosos. Esses dados colocam o Brasil em 43º colocado no ranking de índice de exposição de bullying -com 53 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário