domingo, 23 de abril de 2017

WWE enfim se pronuncia sobre acusações de bullying de JBL nos bastidores

Por: Diego Ceratti

Na tarde deste sábado (24), foi divulgado pelo veículo de imprensa, Newsweek, que Mauro Ranallo decidiu abandonar a WWE após uma passagem de um ano e meio pela companhia de Stamford. A decisão foi tomada após o acerto de um acordo mútuo entre ambas as partes.

O pedido foi ocasionado devido a problemas de Mauro Ranallo com JBL nos bastidores. Segundo o Wrestling Observer Newsletter e outros diversos veículos de comunicação, o problema entre o comentarista canadense e o ex-lutador foi o bullying. Ainda de acordo com a mesma fonte, JBL praticava bullying contra Mauro em shows da empresa e também nos bastidores. Somado a isso, Mauro sentiu-se mal e pediu afastamento dos shows da companhia. O escândalo estourou após diversos lutadores aproveitarem a situação para também revelar que o ex-lutador praticava bullying com seus colegas de trabalho. A indignação dos fãs da empresa foi tanta que o coro de "Fire JBL" (Demitam JBL) dominava as arenas que o plantel do SmackDown Live visitava.

Uma das vítimas do assédio moral de JBL nos bastidores foi Lillian Garcia, segundo o portal dirigido por Dave Meltzer. Lillian Garcia afastou-se por um longo período de tempo devido ao estado crítico de seu pai que faleceria mais tarde em decorrência de um câncer maligno e vendo essa condição JBL aproveitou para "azucrinar" Lillian, afirmando que ele não faltou em seu trabalho um só dia quando passou por uma cirurgia na hérnia. Em decorrência das declarações de JBL, Lilian começou a chorar nos bastidores.

As acusações não param por aí. Justin Roberts, ex-locutor da empresa, acusou JBL de mandar funcionários roubarem seu passaporte de sua mala. Segundo o jornalista Dave Meltzer, são mais de 15 funcionários que acusaram JBL de praticar bullying nos bastidores.

Tendo conhecimento de toda a situação, a companhia de Stamford primeiramente decidiu não se pronunciar e retirou todas as menções sobre Mauro Ranallo de seu site oficial, uma vez que o comentarista fez o mesmo em suas redes sociais. Mas vendo a proporção que o problema se tornou, um porta-voz da empresa falou, sobre as acusações de bullying praticado por JBL nos bastidores, em uma rápida entrevista ao Newsweek.

"Como parte do nosso compromisso de criar um ambiente inclusivo, em abril de 2011, a WWE lançou a nossa campanha anti-bullying, Be a STAR, que incentiva os jovens a tratar uns aos outros com tolerância e respeito. Como uma empresa de capital aberto, esse lema levamos adiante em nossa cultura corporativa. Como tal, podemos investigar plenamente quaisquer alegações de comportamento inadequado, incluindo a recente alegação da situação com John Layfield (mais conhecido como JBL), apesar de nenhuma queixa formal tendo sido apresentada."

A crença é que a WWE não tome nenhuma providência sobre o assunto ao menos que um novo escândalo atinja a empresa em uma proporção absurda. Mauro Ranallo foi contratado pela WWE em dezembro de 2015 para integrar a mesa de comentaristas do SmackDown Live, que em janeiro de 2016 passou a ser transmitido pela USA Network. Durante sua passagem pela empresa, seu trabalho foi elogiado pelos principais críticos da indústria e rendeu apelidos como a "Voz do SmackDown".

Aos poucos, Mauro Ranallo foi conquistando o seu espaço na empresa e chegou até receber o prêmio de melhor apresentador de televisão pelo Wrestling Observer Newsletter pelo seu incrível trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário